A Somar (Serviços de Obras de Maricá), reiniciou nesta segunda-feira (11/09) a obra da Unidade de Saúde da Família (USF) de São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu. A USF é uma unidade que integra a atenção primária e vai contar com três consultórios médicos, com capacidade para três equipes de atendimentos, duas salas de odontologia, sala de curativo, de procedimentos, de vacinas, entre outros espaços.
A secretária de Saúde Solange Oliveira falou da importância da unidade para a região que enfrenta um aumento expressivo da sua população.
“Maricá é a cidade que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro e o quarto distrito (Itaipuaçu) acompanha essa evolução nos últimos anos. Por isso, a USF São Bento da Lagoa é estratégica para a ampliação da Rede de Atenção Primária nessa região”, disse a secretária.
A nova USF tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024 e vai atender a região de São Bento da Lagoa e parte dos bairros Barroco e Recanto, desafogando as duas unidades locais. Além dessas USF, a região conta com outras três, são elas: Santa Rita, Jardim Atlântico e Carlos Marighella, no condomínio Minha Casa Minha Vida. Ao todo, são assistidos mais de 45 mil moradores.
Atenção Primária
A Atenção Primária é a porta de entrada para toda a rede, com ações de promoção e proteção à saúde voltadas à manutenção do bem-estar, ao diagnóstico e tratamento, evitando o agravamento de cada caso.
Cada Unidade de Saúde da Família (USF) é responsável por atender os moradores daquela região, que são cadastrados pelo agente comunitário de saúde da área do morador.
A equipe da Saúde da Família é formada por (médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agente de vigilância em saúde); equipe de Saúde Bucal (cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal ou técnico em saúde bucal); Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) — assistentes sociais, educadores físicos, fiseoterapeutas, pediatra, ginecologista e nutricionista. Todos esses profissionais atuam na Atenção Primária.
Entre os serviços oferecidos estão: acolhimento; consulta médica, de enfermagem e odontológica; acompanhamento de doenças crônicas; acompanhamento da gestante e do bebê; exames preventivos; teste do pezinho, da linguinha, da orelhinha e do reflexo vermelho; vacinação contra diversas doenças; planejamento familiar e reprodutivo; teste rápido de gravidez; administração de medicação e nebulização (sob prescrição); curativos; dispensação de medicamentos; exames laboratoriais; grupos de educação em saúde; pequenos procedimentos; testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); teste para Covid-19; identificação e acompanhamento de Tuberculose e Hanseníase e controle do tabagismo.