Com a proposta de ser referência no roteiro de turismo rural em Maricá, o Expo Valley levou 35 mil pessoas para a Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, durante os quatro dias de evento, que ofereceu atrações variadas, com shows de artistas sertanejos, apresentações culturais, trilhas guiadas, palestras, artesanato, espaço gourmet e a exposição permanente Caminhos de Darwin.
“Mais uma edição do nosso evento nesse lugar maravilhoso e que faz parte do trabalho de estruturação turística do Maricá 2030. É um projeto que promove nossa cidade fomentando a geração de fluxo e de oportunidades aos moradores e empreendedores locais”, diz o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.
O evento teve artistas como Thaeme e Thiago, João Gabriel, Rhoan Vitor e Yasmim Santos.
O bairro de Itaocaia Valley integra a estratégia de promoção do município desenvolvida pela da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em conjunto com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais.
Turismo de aventura
O evento contou com stands de empresas que realizam serviços de corrida de kart, trilhas, tirolesa, escalada, montanhismo, canoa havaiana, passeio de buggy, parapente e paramotor.
Uma das interessadas nas atividades foi Juhaina Altweel, 51 anos. Refugiada da Síria há 9 anos, ela escolheu Maricá para viver há cinco anos e se diz apaixonada pelas belezas naturais da cidade.
“Eu trabalhava em uma fábrica e éramos constantemente perseguidos por rebeldes que paravam nossos ônibus e nos impediam de trabalhar. Com isso, ficamos desempregados. Meu irmão já está no Brasil há 20 anos pois casou com uma brasileira, foi quando pensei em vir para cá. Depois que conheci Maricá, não penso mais em sair daqui e estou sempre em buscar de realizar novas aventuras pela cidade”, conta a costureira.
Arte Mar
O Núcleo de Articulação das Feiras Locais de Maricá, o Arte Mar, projeto promovido pela Codemar e pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, esteve presente no evento. Ela reúne quatro feiras da cidade: Feira da Colmeia, Feira Maricá Mostra Cultura, Feira de Agricultura Familiar, Feirarte e a Feira Livre Solidária.
“É um núcleo das feiras apoiadas pelo poder público e a ideia é que todos os coletivos estejam inseridos em ações e eventos que promovam a cidade em diversas áreas, como empreendedorismo, cultura, artes, agricultura familiar e artesanato”, explica o coordenador do Núcleo ArteMar, Jean Viana.
Gastronomia
O espaço gastronômico do evento priorizou a participação de restaurantes do bairro Itaocaia e Itaipuaçu. Churrasco, comida japonesa, massas, empanadas chilenas, bolos e doces diversificados fizeram parte do cardápio. O Polo Cervejeiro da cidade também levou suas marcas artesanais ao evento.