Nesta sexta-feira cantor, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Gilberto Gil foi o grande homenageado da 8ª Festa Literária Internacional de Maricá, o público lotou a principal arena de debates do evento que recebeu o nome do artista para acompanhar as homenagens. Gil foi recebido pelo prefeito Fabiano Horta,a deputa Zeidan, o deputado Dimas Gadelhas, entre outras autoridades.
O grupo Sinfônica Ambulante, abriu o evento com sucessos consagrados da música popular brasileira em ritmo de carnaval e colocou o público para dançar enquanto aguardava o grande homenageado.
A vencedora do concurso literário na rede municipal de ensino, Ana Cláudia Santana de Morais, de 14 anos, que estuda no 9º do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, leu a redação sobre multiculturalidade, tema da Flim, e recebeu das mãos de Gil e do prefeito o prêmio de 2 mil mumbucas. O cantor também presenteou a jovem com um autógrafo escrito na redação vencedora.
Gil retribuiu o carinho cantando dois de seus grandes sucessos do “Andar com Fé” e “Toda Menina Baiana”. Ele agradeceu as homenagens e falou sobre a festa literária. “A Flim é o símbolo da preocupação do gestor público com a cidade. Que essa festa seja um incentivo para vocês compreenderem cada vez mais a importância de uma vida cultural”, declarou.
Fabiano Horta ressaltou que Gilberto Gil ajudou a construir a identidade cultural brasileira.
“Nos últimos oito anos, a Flim fecunda no jovem maricaense a percepção do mundo profundo da leitura e traz hoje a imortalidade de Gil presente aqui para simbolizar com toda força que, é na contradição humana, onde mora a humanidade. Esse é o sentido da Flim, desse alfinete cravado no território de Maricá, mas que é alma gritante no Brasil porque nós, como Gil, andamos com fé”, declarou o prefeito.
Adriana Calcanhotto fechou a noite de sexta-feira no palco Sete Sóis e Sete Luas, a artista cantou seu novo álbum “Errante”, gravado neste ano. Mas ela também presenteou o público com seus grandes sucessos, dentre eles “Esquadros”, “Fico assim sem você”, “Mentiras”, “Vambora”, “Inverno”, “Maresia (Se eu fosse um marinheiro)” e “Cariocas”, entre outras.
Programação continua neste sábado (23/09)
A animação para a criançada pela manhã fica por conta da Mangueira da Manhã e à tarde Naná Martins se apresenta. Já às 16h acontece Ciranda Literária com imortais da Academia Brasileira de Letras.
Às 18h a Flim receberá na roda de conversa o tema Caminhos da Transformação: Leitura, Literatura e seus impactos na periferia, com Felipe Eugênio, Israel Neto e Regin Tchelly. Finalizando a noite, a partir das 20h30,a cantora Zélia Duncan sobe ao palco.
Serviço:
Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM
Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: 8h às 20h
Endereço: Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu