O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu nesta segunda-feira (09/10) a medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa foi dos deputados estaduais Renato Machado (PT) e Rosângela Zeidan (PT) em reconhecimento à gestão do prefeito pelas políticas públicas e sociais implementadas em Maricá. A sessão solene foi conduzida pelo deputado Renato Machado (PT) e aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento Fluminense.
A mesa diretora foi composta pelas deputadas estaduais Rosângela Zeidan (PT); Elika Takimoto (PT); o secretário de Governo de Maricá, João Maurício de Freitas; o presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, Aldair de Linda; e da primeira-dama Rosana Horta. O plenário ficou lotado de amigos, secretários, gestores e políticos do governo do Estado e de Maricá.
Em seu discurso, o prefeito Fabiano Horta agradeceu a premiação à cidade de Maricá, e ressaltou os programas sociais do município.
“Quero agradecer ao deputado Renato Machado, deputada Zeidan e a todos os deputados que aprovaram essa honraria, mas queria, além disso, agradecer a cidade de Maricá. Foi Maricá que me permitiu ser vereador, vivenciar Brasília como deputado federal, o povo de Maricá que confiou em mim para ser prefeito e redobrou a confiança na minha reeleição. Eu sou daqueles que não costumam personalizar homenagem. Eu gosto de dividi-las com quem constrói ela de fato. Quem está sendo homenageado hoje aqui é a cidade de Maricá. São as transformações que a gente tem vivido juntos e que a gente vai continuar vivendo. É a moeda social mumbuca, é o passaporte universitário, é o “vermelhinho” tarifa zero e os demais programas que recebem essa medalha hoje. É a força da nossa luta, no sentido humano, do nosso olhar, do nosso caminhar. É uma forma de existir e poder viver junto com vocês, junto com a nossa cidade tornando-a mais humana”, declarou.
O deputado Renato Machado destacou com alegria a entrega da honraria ao prefeito de Maricá.
“Que nossa cidade de Maricá é sinônimo de excelência em gestão pública para todo o país não é mais novidade para ninguém. O prefeito Fabiano Horta tem tocado com maestria uma série de iniciativas que colocam o povo maricaense no centro do orçamento, garantindo respeito e dignidade na vida de todos. É com muito carinho que dedico esse prêmio ao prefeito Fabiano Horta, que é a confirmação do seu prestígio e que, também, é partilhado com todos os que constroem essa luta diária lado a lado contigo”, elogiou.
Co-autora da homenagem, a deputada estadual Zeidan falou sobre os programas sociais da cidade, que hoje são reconhecidos internacionalmente.
“É um dia de reconhecimento, de um grande gestor. Hoje a população maricaense tem a sua garantia de direitos, a população conta com a moeda social mumbuca, com o ônibus gratuito em toda cidade, com o passaporte universitário, com o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), entre outros. Maricá é exemplo de cidade e essa medalha é mais do que merecida”, destacou.
Secretário de Governo de Maricá, João Maurício de Freitas enalteceu o progresso de Maricá durante o período da pandemia.
“O que vimos na pandemia foram cidades e Estados arrasados. Em Maricá foi diferente nesse momento mais difícil da conjuntura do mundo. Fabiano construiu políticas sociais para a população durante esse período sensível, trabalhando muito, com um olhar humano de quem conhece muito o povo, que tem sensibilidade. Diante do período ainda abriu o Hospital Doutor Ernesto Che Guevara, sendo referência para o tratamento do vírus. Essa homenagem é muito merecida”, ressaltou.
Sobre a medalha Tiradentes
A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e destinada a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado do Rio de Janeiro. A medalha foi instituída pela Resolução Nº 359, de 8 de agosto de 1989, e sua entrega é realizada apenas uma vez por ano, sempre no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, sendo a mais alta condecoração concedida no âmbito fluminense.
Fotos: Evelen Gouvêa