Neste sábado (14), o Movimento Popular da Juventude (MPJ) reuniu a juventude de Itaboraí em um evento que teve como objetivo eleger seu novo presidente e líderes do movimento na cidade. O encontro, que contou com lanches, rodas de conversa e almoço.
A abertura do evento foi conduzida por Adrian Aguiar, de 22 anos, organizador político do movimento, que enfatizou a importância da atuação do MPJ em Itaboraí. Adrian agradeceu a todos os presentes por se envolverem em um projeto tão significativo e destacou a missão do movimento: “Chegamos aonde o poder público não chega, levamos informações onde não chega, queremos que os jovens desenvolvam um pensamento crítico, queremos políticas públicas de verdade para a nossa juventude.”
Com o lema “Favela organizada”, o MPJ tem como principal objetivo lutar pela inclusão dos jovens negros e periféricos em Itaboraí. Yeza Rosa de Alencar, presidente estadual do movimento de 26 anos, falou sobre a necessidade de inclusão na cidade: “Essa cidade não tem uma inclusão que contemple os pobres, negros, mães solos e LGBTs. Estamos aqui para formar cidadãos conscientes, queremos despertar em vocês o interesse de fazer parte de fato dessa sociedade,” Afirma Yeza.
Eduardo da Silva, responsável pelo espaço onde o evento foi realizado, expressou seu apoio ao trabalho da juventude e aos projetos em andamento para a cidade: “A juventude tem uma força que contagia e, se está disposta a somar com a sociedade como um todo, tem todo o meu apoio.”
O MPJ é composto em sua maioria por jovens periféricos que se sentem incomodados com a falta de oportunidades e espaço para a juventude. O movimento teve início em Maricá, em 2017, quando jovens insatisfeitos se uniram com o desejo de construir uma sociedade mais justa para a categoria. Desde então, o MPJ tem organizado palestras em escolas estaduais e municipais, em periferias, levando informação buscando despertar o pensamento crítico dos estudantes e disseminar informações nas salas de aula. Nas periferias, o movimento realiza debates e organiza rodas de conversas, abordando temas como gravidez na adolescência, o primeiro emprego, saúde mental e cultura.
No evento, foi eleito o novo presidente do MPJ em Itaboraí, Kauã dos santos Ribeiro, de 20 anos, que liderará o movimento junto com a equipe escolhida em votação durante o encontro. Com a juventude unida e determinada, o MPJ promete continuar lutando por uma cidade mais inclusiva e oportunidades para todos os jovens de Itaboraí.