Produtores rurais de Maricá terão a oportunidade de participar de cursos para incentivar o cultivo de dois alimentos economicamente relevantes para a região: cana-de-açúcar e pitaya. A atividade será na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. O de cana-de-açúcar acontece nesta sexta-feira(10/11). Já o de Pitaya, no sábado (11/11).
Promovido pelo Inova Agroecologia Maricá, o intuito é apresentar as plantações existentes no local, incentivar seus cultivos e tirar dúvidas sobre o plantio para recompor a base produtiva da agricultura de Maricá, gerando mais renda e empregos no município.
O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.
O primeiro curso será pela manhã, com o tema “Cultivo orgânico da cana-de-açúcar “, no qual será apresentado o manejo da cana-de-açúcar em sistema orgânico de produção, além de enfatizar o uso da cana-de-açúcar orgânica e seus potenciais mercados consumidores, bem como o preparo do caldo.
Já o segundo curso, que acontece no sábado, abordará a implantação de um pomar de pitaya, como escolher e preparar a área, adubação, tutoramento e condução das plantas, tipos de mudas, plantio e custo de implantação.
Além disso, serão apresentadas a cultura da fruta e os aspectos técnicos para implantação e cuidados iniciais para a cultura na região.
Cultivos
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, graças ao clima e ao solo propícios para sua propagação, garantindo fonte de renda para grandes empresas e pequenos agricultores. Pensando nesta geração de renda, o Inova Agroecologia montou há um ano um campo experimental da planta. Atualmente, a área experimental do plantio conta com dez variedades da cana-de-açúcar em fase de estudo.
As que responderem melhor as condições climáticas de Maricá serão, futuramente, repassadas aos produtores rurais da cidade.
Já a pitaya vem ganhando visibilidade no mercado brasileiro devido ao alto valor nutricional que a fruta contém. Com o objetivo de fortalecer a agroecologia no município, há um ano e meio, especialistas do projeto Inova Agroecologia iniciaram o cultivo de pitayas em Maricá. Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades, e a expectativa é de que renda até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.
Serviço:
-Curso produção de cana-de-açúcar para caldo de cana.
10/11(sexta-feira) de 8h às 13h.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuKmHjLVI4W5iVLZhmvS5hXL7EHOd2M2VExukHX9JVAQxbPQ/viewform?fbclid=PAAaa25U4DMm6SkxsbzohFufaVYWMJqSLkdtdi9ZOD1y7dfarbhleXKnz8LgY_aem_AUPNnk9EWrfGJBnrfqYswOUax5wj46nm0P5pQQdfOCIbUvnd2JGUaQYD9ZRDU9SS6BY
-Implantação de pomares de Pitaya
11/11 (sábado) de 8h às 13h.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxiqIntWZQCAhJmtLqkyIPluE_GXAe5v5ExgV3x0TUsBgHYg/viewform?fbclid=PAAaaVRKoYSWiEokSm8GK10f11LjkH8Un_hg7ssDBr16FAsP_6QFx08Zkur40_aem_AUM5Iu0ERXfi63N6Ei8lWzPM3mxVNAeGjAd3YF31RvSChscWCSjD2x-vWeB_p4zKzUo
Endereço: Fazenda Pública Joaquin Piñero, em Ponta Negra – Maricá. Para chegar, basta acessar a RJ-106, em direção à Av. Central. Logo após, dobrar à direita, antes da Capela de São Jorge.
Fonte e Foto Codemar