Secretário de Saúde de Itaboraí, Hédio Mataruna, anunciou e agradeceu a ajuda do Governo Federal por enviar trinta médicos do Programa Mais Médicos para Itaboraí nesta quarta-feira (06/12). Os médicos irão integrar as equipes das unidades da Atenção Primária.
O Mais Médicos foi criado em 2013 pelo então governo Dilma Rousseff (PT) com o objetivo de levar profissionais de medicina às periferias das grandes cidades e aos municípios do interior. Na ocasião, no entanto, recebeu críticas por parte de parlamentares da oposição e de entidades médicas devido à previsão da atuação de médicos estrangeiros.
Isso ocorreu porque a maioria desses profissionais era de Cuba, resultado de uma parceria do governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No governo Jair Bolsonaro (PL), o Ministério da Saúde alterou o nome do programa para “Médicos pelo Brasil”.
A medida provisória editada por Lula e aprovada pelos senadores, portanto, restabelece o programa original e estabelece novas regras para a atuação dos profissionais.
Foto: divulgação rede social