Recebemos a denúncia de que a prefeitura de Itaboraí está dificultando a renovação de contratos em diversas secretarias do município. O comunicado para entrega da documentação e efetuação da renovação foi realizado em cima da hora, segundo a denúncia, aqueles que não realizarem a renovação até hoje (22) correm o risco de ficar sem receber o salário de janeiro.
De acordo com a denúncia, as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, entre outras, receberam o comunicado na tarde da quinta-feira (18), informando a necessidade de comparecerem para a renovação. No entanto, ao chegarem para o atendimento, os trabalhadores se depararam com uma situação caótica, uma fila extensa e atendimento limitado. A prefeitura distribui apenas 70 senhas por dia, o que gerou descontentamento e preocupação entre os empregados.
A gravidade da situação é acentuada pelo fato de que aqueles que não conseguirem renovar seus contratos até o dia 22/01, correm o risco de não receberem o pagamento do mês de Janeiro. A renovação dos contratos é uma prática recorrente a cada três meses e a quantidade de funcionários nessa condição ultrapassa a capacidade de atendimento realizado nos dias 18, 19 e 22, já que limitam o atendimento para apenas 70 pessoas por dia.
A falta de aviso prévio adequado por parte da prefeitura foi destacada como uma das principais causas do caos no atendimento. Os funcionários relatam que enfrentam condições precárias de trabalho, se sentem desrespeitados como profissionais e exigem uma solução imediata para o problema.
Uma funcionária contratada, que preferiu não se identificar por medo de represálias, desabafou: “No geral, as pessoas já estão insatisfeitas com esse contrato, as condições de trabalho já não são boas, e as pessoas trabalham porque precisam levar o alimento para suas casas. Eu e meus colegas de trabalho nos sentimos desrespeitados como profissionais.”
A equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura de Itaboraí para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas até o fechamento desta matéria, não obteve respostas.
A população aguarda uma posição oficial da prefeitura para resolver a situação, proporcionando aviso antecipado, organização no atendimento e condições dignas de trabalho para os funcionários contratados.