“Afastem-se, Gabirus! Sou Pirata, guardião do meu tesouro!”. Com esse enredo cheio de referências à pirataria e ao mar, a GRES Experimenta da Ilha da Conceição se tornou a grande campeã do Grupo A no Carnaval Niterói 2024. O primeiro título da escola de samba foi anunciado, na terça-feira (06), durante a apuração dos desfiles, no salão do Praia Clube São Francisco. Império de Charitas e Tá Rindo Por Quê? foram, respectivamente, as escolas campeãs dos grupos B e C.
Com mais de 55.000 pessoas de público, os desfiles do Carnaval Niterói de 2024 aconteceram nos dias 02 e 03 no Caminho Niemeyer e foram um sucesso. A festa foi organizada pela Prefeitura de Niterói e contou com pontos de hidratação, variedade de locais de alimentação, banheiros químicos, atendimento médico, pórtico de segurança, espaço para as pessoas trocarem fantasias e iluminação reforçada. Ao todo, o Caminho foi palco para 20 escolas de samba.
André Bento, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), destacou o grande e belo carnaval das escolas de samba de Niterói.
“Parabéns para as escolas campeãs e a grande vencedora, a Experimenta da Ilha. Nós, da Neltur, da Prefeitura, das secretarias, da Comissão do Carnaval, estamos muito felizes por participarmos deste processo de crescimento do Carnaval de Niterói. Queremos agradecer aos parceiros que trabalharam para ver o grande espetáculo que foram os desfiles do Carnaval de Niterói 2024. As escolas de samba fizeram um belo trabalho. Vimos nos desfiles o melhor carnaval de todos os tempos”, destacou Bento.
O presidente da grande campeã Experimenta da Ilha, Rodinei Pinto, disse que o desfile da escola foi um belo exemplo do que Niterói pode fazer pelo carnaval.
“Nós da Experimenta da Ilha somos um exemplo, pois não precisamos importar fantasias. Agradeço aos aderecistas, cozinheiros e todos do barracão que trabalharam muito. Niterói está vendo que pode fazer seu próprio carnaval. Estou muito emocionado com esse nosso primeiro título no Grupo A”, comemorou Rodinei, emocionado.
As escolas que desfilaram no Caminho Niemeyer foram avaliadas pelos jurados nos quesitos bateria, harmonia, samba-enredo, evolução, fantasia, alegoria e adereços, além de enredo, comissão de frente e coreografias de mestre-sala e da porta-bandeira. Para desfilar no Grupo A, as escolas tiveram que trazer para a avenida, no mínimo, 350 componentes cada uma.
Em 2025, a escola Império de Charitas sobe para o Grupo A e a Tá Rindo Por Quê? vai para o Grupo B, enquanto Sabiá desce para o Grupo B e Cacique da São José desce para o Grupo C.
RESULTADO GERAL:
GRUPO A
1ª -EXPERIMENTA DA ILHA (179) – CAMPEÃ
2ª- MAGNÓLIA BRASIL (178,4) – VICE-CAMPEÃ
3ª – ALEGRIA DA ZONA NORTE (178,4)
4ª – SOUZA SOARES (178,2)
5ª – FOLIA DO VIRADOURO (177,5)
6ª – UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA (177,4)
7ª – IMPÉRIO DE ARARIBÓIA (177,4)
8ª – G.R.E.S. SABIÁ (176,8)
GRUPO B
1ª – IMPÉRIO DE CHARITAS (179,2) – CAMPEÃ
2ª – GARRA DE OURO (178,6) – VICE-CAMPEÃ
3ª – UNIDOS DO SACRAMENTO (178,5)
4ª – BATISTÃO (178,5)
5ª – COMBINADO DO AMOR (177,5)
6ª – MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ (176,7)
7ª – PARAÍSO DO BONFIM (175,9)
8ª – CACIQUE DA SÃO JOSÉ (174,6)
GRUPO C
1ª -TÁ RINDO POR QUÊ? (178,4) – CAMPEÃ
2ª – GALO DE OURO – (177,4) – VICE-CAMPEÃ
3ª – BALANÇO DO FONSECA (177,1)
4ª – BEM-AMADO (175,4)
Crédito fotográfico: Bruno Eduardo Alves