Nos últimos dois anos, o programa de educação musical nas escolas da rede pública de Tanguá beneficiou mais de 4.000 alunos, oferecendo aulas em uma ampla gama de instrumentos, incluindo cordas, teclado, metais, sopro, percussão, além de aulas de canto e teoria musical.
Neste ano, 120 alunos poderão fazer parte da formação da Orquestra Juvenil de Tanguá e receberão os R$ 150 para despesas pessoais e como forma de incentivo aos estudos, a partir do mês de abril.
Entrando em sua terceira etapa desde sua implementação em 2022, o programa retorna com uma estrutura aprimorada, contando com mais instrumentos — totalizando 1.020, todos adquiridos pelo tesouro municipal entre 2022 e 2023 — e um formato de qualificação renovado na área de música para os alunos do Ensino Fundamental I e II.
Este programa será oferecido no contra turno escolar, através da parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Realizando o Futuro, com recursos provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Rosângela Gomes. Estão inclusas as aulas de instrumentos musicais e canto coral, além de um festival de música, a formação de uma orquestra e capacitação para os professores.