O debate foi dividido em três painéis e abordou temas como nutrição, atividades físicas, saúde mental, alimentação saudável e socialização para pessoas acima de 60 anos. O simpósio contou com a presença do vice-prefeito Paulo Bagueira na abertura.
“O encontro promoveu um diálogo sobre a saúde física e mental da população idosa da nossa cidade. A longevidade já é uma realidade em Niterói e um projeto extremamente importante que visa a qualidade de vida para os 60 UP”, disse Bagueira.
O evento recebeu cerca de 300 pessoas que puderam ouvir especialistas em Ciências Políticas, Nutrição e Fisioterapia. Os palestrantes apontaram dados demográficos indicativos da população niteroiense e recomendaram ações e boas práticas para se ter um envelhecimento saudável, destacando a importância da prática de atividades físicas para uma longevidade ativa.
Para o secretário do Idoso, José Antonio Fernandez (Zaff), Niterói tem um percentual grande de idosos e é preciso políticas que atendam suas necessidades.
“Niterói tem uma crescente população acima de 60 anos. De acordo com dados do censo de 2022, atualmente, eles configuram 39,25 % da população total. É cada vez mais urgente pensarmos políticas públicas e programas que incluam e atendam essa população na cidade”, declarou Zaff.
O encontro contou ainda com a participação das Doutoras Luciana Hasfernist – Nutricionista Clínica e Adalgiza Moreno – Cientista Cardiovascular e professora, que participaram dos debates com os presentes. O simpósio Longevidade Up promoveu um diálogo acerca da busca pela longevidade e do envelhecimento saudável e ativo com uma proposta que entende o avanço da idade, sobretudo em Niterói, e traz luz para as possibilidades de se viver cada vez mais e melhor, com saúde e qualidade de vida.
Fotos: Luciana Carneiro