O Dia Mundial da Água foi comemorado pela primeira vez em 1993. A data foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92.
Durante essa conferência, no dia 22 de março de 1992, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um importante documento que destaca a importância da conservação da água.
A consciência ambiental é um dos temas relevantes apresentados na declaração. Além disso, ela aborda sobre a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta.
“O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”)
A Declaração Universal dos Direitos da Água é dividida em dez artigos, os quais destacam:
- Art. 1º: A água faz parte do patrimônio do planeta.
- Art. 2º: A água é a seiva do nosso planeta, ou seja, é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.
- Art. 3º: Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
- Art. 4º: O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
- Art. 5º: A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
- Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
- Art. 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
- Art. 8º: A utilização da água implica no respeito à lei.
- Art. 9º: A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
- Art. 10º: O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
- Algumas frases sobre a água são importantes para refletir sobre esse bem tão valioso:
- “Mais fácil me foi encontrar as leis com que se movem os corpos celestes, que estão a milhões de quilômetros, do que definir as leis do movimento da água que escoa frente aos meus olhos.” (Galileu Galilei)
- “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.” (Guimarães Rosa)
- “Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.” (Thomas Fuller)
- “A água é o veículo da natureza.” (Leonardo da Vinci)
- “A água é o princípio de todas as coisas.” (Tales de Mileto)
Todos os anos, um tema é eleito pela ONU para celebrar o “Dia Mundial da Água”. Confira abaixo a pauta desde 1994:
- 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
- 1995: Mulheres e água
- 1996: Água para cidades sedentas
- 1997: Águas do mundo: há suficiente?
- 1998: Água subterrânea: o recurso invisível
- 1999: Todos vivem rio abaixo
- 2000: Água para o século XXI
- 2001: Água e saúde
- 2002: Água para o desenvolvimento
- 2003: Água para o futuro
- 2004: Água e desastres
- 2005: Água para a vida
- 2006: Água e cultura
- 2007: Lidando com a escassez de água
- 2008: Saneamento
- 2009: Águas transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades
- 2010: Água limpa para um mundo saudável
- 2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
- 2012: Água e segurança alimentar
- 2013: Cooperação pela água
- 2014: Água e energia
- 2015: Água e desenvolvimento sustentável
- 2016: Água e empregos
- 2017: Água residual
- 2018: Soluções naturais para a água
- 2019: Não deixar ninguém para trás
- 2020: Água e mudanças climáticas
- 2021: Valorizando a água
- 2022: Águas subterrâneas: tornando o invisível visível
A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda, é fundamental para a produção de alimentos.
Importante destacar que o ser humano é formado em grande parte por água (cerca de 70% do nosso corpo).
Para além disso, a superfície terrestre é formada aproximadamente de 70% de água. Grande parte dela é água salgada dos mares e oceanos (cerca de 97%), restando cerca de 3% de água doce (dos rios), onde apenas 0,01% é considerada apropriada para consumo.
Se observarmos do espaço fica complicado entender porque o planeta Terra possui essa denominação. Isso porque as porções de água são imensas, o que nos leva a ver um planeta azul, ou seja um “planeta água”.
Deixando essa questão de nomenclatura de lado, vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho.
A água, portanto, faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade.
De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir de 2025.
Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta:
- Consciência ecológica e ambiental (não jogar lixos e dejetos em ambientes impróprios, fazer a separação correta do lixo, dentre outros);
- Uso racional e sustentável dos recursos hídricos (racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, dentre outros);
- Preservação das águas (não atirar lixo nos rios, mares e oceanos);
- Melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos (inserção de políticas públicas).
Problemas como a urbanização, construção de rodovias, indústrias, represamento, desmatamento, expansão da agricultura e pecuária afetam consideravelmente o meio ambiente.
Todos eles comprometem diversos recursos naturais renováveis e não renováveis trazendo desequilíbrios ao solo, água e ar. Como exemplo, temos a poluição das águas (rios, mares e oceanos), que afeta não somente o ser humano, como também todo o ecossistema.
Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 25% da população do planeta não tem acesso à água potável e cerca de 58% dos municípios no Brasil não possuem água tratada. Vale lembrar que o Brasil é um país que detém cerca de 12% da água doce do planeta.
Além disso, cerca de 20 países – o correspondente a 40% da população mundial – já sofrem com a escassez de água, o que gera muitos problemas sociais e de saúde pública.
Foto: Banco de Imagem