No evento das Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano, teremos duas representantes brasileiras entre as pessoas autistas, para as discussões: Sarah Fernn e Lethicia Di Blasio, que participarão do evento oficial em New York (EUA), no próximo dia 2.abr.2024. O evento é gratuito para participação online, basta inscrever-se.
Além da ONU, o evento tem a colaboração do Instituto de Neurodiversidade (ION) — uma organização global inclusiva, fundada e liderada por “neurominorias”, dirigida por voluntários e com sede na Suíça —, que publicou, em nota (em inglês), uma breve descrição de quem são as representantes do Brasil no evento. A seguir, veja a tradução:
O evento virtual para celebrar o 2 de abril terá como tema “Passando da sobrevivência para a prosperidade: Indivíduos autistas compartilham perspectivas regionais” (Moving from Surviving to Thriving: Autistic individuals share regional perspectives). Além das duas brasileiras, haverá participação de outras 40 pessoas autistas de todo o mundo (veja a lista de todos os convidados neste link). Transmitido nos canais da ONU no YouTube, Twitter e na UN WebTV, o objetivo é transformar a narrativa em torno da neurodiversidade e superar barreiras para melhorar a vida das pessoas autistas.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, amanhã, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizará um evento virtual para celebrar à data. Com o tema “Passando da sobrevivência para a prosperidade”, haverá participação de pessoas autistas de todo o mundo abordando a importância da aceitação, apoio e inclusão de pessoas autistas, bem como a defesa de seus direitos. Transmitido nos canais da ONU no YouTube, Twitter e na UN WebTV, o objetivo é transformar a narrativa em torno da neurodiversidade e superar barreiras para melhorar a vida das pessoas autistas.
No evento “Passando da sobrevivência para a prosperidade: Indivíduos autistas compartilham perspectivas regionais”, em New York (EUA), as Nações Unidas trazem sua mensagem para a mais importante data do ano para autistas e suas famílias. Segundo a ONU, o encontro de 2024 procurará, pela primeira vez, dar uma visão verdadeiramente global da situação do autismo a partir da perspectiva das próprias pessoas autistas. Tal como no ano passado, o evento contará com uma lista de 100% formada por painelistas autistas, representando seis regiões: África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina, América do Norte e Oceânia. Os palestrantes apresentarão suas reflexões sobre a situação em suas respectivas regiões, bem como a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que as pessoas autistas possam prosperar.
Foto: Revista Altista