O Instituto Federal Fluminense inaugurou na tarde desta quinta-feira (4/04) seu 12º campus em Itaboraí. A cerimônia foi realizada no auditório da unidade. A estudante de direito Gabryela Santos iniciou sua fala agradecendo pelo ensino de qualidade disponibilizado no Instituto Federal Fluminense. A estudante lembrou da importância da finalização das obras no refeitório e no ginásio esportivo da unidade.
A falta de representatividade feminina foi notada na mesa, com isso a deputada estadual Zeidan (PT), a deputada estadual e professora Elika Takimoto e a estudante Gabryela Santos, foram chamadas para compor a mesa.
“Esse momento foi muito esperado, o Instituto Federal Fluminense aqui de Itaboraí tem um papel importantíssimo aqui na terra da GasLub, essa unidade vai capacitar mulheres e a população de Itaboraí para ocupar as vagas de emprego que a GasLub vai trazer para a cidade”, pontuou Zeidan.
O reitor e professor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhãs de Azevedo, falou sobre a importância de parlamentares que defendem a educação.
“Zeidan, Quaquá, Dimas, Glauber Braga são exemplos de parlamentares que defendem a educação. Esses parlamentares defenderam os investimentos do Instituto Federal Fluminense”.
O reitor também agradeceu a presença e mobilização dos estudantes. “Esse espaço é seu, esse espaço é nosso”, afirma Jefferson.
Estiveram presentes no evento, a deputada Zeidan (PT), Deputado Federal Dimas Gadelha (PT), Deputado federal Glauber Braga (PSOL), Diego Zeidan, vice-prefeito de Maricá licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro, o ex-prefeito de Itaboraí, Sergio Soares. O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), não esteve presente na cerimônia, Glaucia Vieira, Sub Secretária de gestão e ensino compareceu como representante da prefeitura de Itaborai. Professores, reitores, estudantes e a sociedade civil também compareceram ao evento.
O Campus Itaboraí fica localizado em área central com aproximadamente 35 mil metros quadrados, na Rua Isaura Pantoja, S/N°, e conta com blocos administrativos e pedagógicos, 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo. A obra foi orçada em cerca de 20 milhões de reais. A unidade do IFF, que estava em processo de implantação e teve o seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2021, oferta atualmente um Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade, na modalidade de Educação a Distância (EaD), e Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em diversas áreas, nas modalidades presencial e a distância. Dentre esses cursos, alguns compõem o itinerário formativo para os Cursos Técnicos em Química, Eletrotécnica e Informática. Ao todo, são cerca de 705 alunos matriculados no primeiro semestre de 2024.
Fonte: Revista ItaboraíJá