Referência em todo o país no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Itaboraí realizou, na manhã deste sábado (13/04), uma caminhada em conscientização ao Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 abril.
Iniciativa da Clínica Escola do Autista, em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SEMSA), Educação (SEMED), de Turismo e Eventos (SEMTUR), Segurança (SEMSEG), Desenvolvimento Social (SEMDS) e de Esporte e Lazer (SEMEL), a caminhada teve a Praça Itamar da Silva Júnior como ponto de partida em direção à Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O evento contou com a presença de pais de crianças e adolescentes com TEA, além de cartazes com mensagens sobre o TEA e distribuição de folhetos informativos sobre o autismo.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado no município sobre o TEA.
“A Clínica Escola do Autista é uma união de trabalho com as secretarias de Educação e Saúde, e é sempre fundamental parabenizar cada colaborador que soma junto à Escola do Autista, para que o espaço seja referência no tratamento do autismo em todo o país. Muito nos honra da cidade de Itaboraí receber pessoas de várias lugares do Brasil interessadas em espelhar o trabalho que vem sendo realizado em Itaboraí. Nós sabemos que a demanda é muito grande, mas o nosso compromisso é aumentar a oferta e vamos seguir trabalhando em prol de Itaboraí”, disse o secretário.
A caminhada contou com o suporte da Guarda Municipal de Itaboraí, do programa Segurança Presente e de ambulâncias do SAMU. O evento contou também com a presença do secretário municipal de Educação, e de outros secretários municipais. A idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, Berenice Piana, ressaltou a importância da caminhada de conscientização e aproveitou a oportunidade para anunciar uma nova conquista.
“A caminhada em conscientização ao Autismo virou tradicional em Itaboraí e eu tenho muito orgulho em dizer que eu caminho na minha cidade. Nós lutamos para conscientizar sobre o autismo porque preconceito tem cura e, é por isso, que nunca vamos desistir de falar sobre isso. Além das duas clínicas escolas do Autista, o nosso município vai passar a contar com quatorze salas no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI) para funcionar como o Centro Diagnóstico Precoce e Atendimento para as pessoas com Autismo, expandindo ainda mais o trabalho de excelência que vem sendo realizado em Itaboraí”, afirmou Berenice.
Referência em todo o país no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Itaboraí conta com duas unidades da Clínica Escola do Autista, sendo a de Venda das Pedras a primeira unidade pública do Brasil a se especializar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecendo igualdade nos atendimentos, acesso às terapias de Saúde em um processo multiprofissional e de inclusão.
Foto: Banco de imagem
Fonte:P.Itaboraí