Itaboraí mais uma vez com Denúncia sobre o comprometimento na coleta de lixo. Recebemos uma denúncia sobre a empresa que presta serviços para a Prefeitura de Itaboraí na coleta de lixo. Um ex-funcionário da empresa Limppar Construção e Serviços, localizada em Itaboraí, na Rua Cezar Xará, nº 1243, Quissamã, afirmou que a empresa disponibiliza 10 caminhões para a coleta de lixo nos bairros do município de Itaboraí, sendo que só há disponíveis 6 caminhões.
Administrativamente, o município de Itaboraí está dividido em oito distritos: Itaboraí, Cabuçu, Itambi, Manilha, Pacheco, Porto das Caixas, Sambaetiba e Visconde de Itaboraí. São noventa e três bairros no total. Segundo relatos desse funcionário, é por isso que a coleta de lixo está precária. Ele também denúncia que a empresa cobra dos funcionários a manutenção das molas dos caminhões e dos pneus. Os mesmos ainda relatam que os descontos são feitos sobre o pagamento mensal dos funcionários e que quando se recusam a receber com esses descontos, o funcionário é demitido por justa causa.
A denúncia também menciona as condições precárias dos veículos utilizados para a coleta nos bairros de Itaboraí. As fotos também mostram que o funcionário corre grande risco ao trabalhar com os veículos, pois precisa se movimentar constantemente para separar e amontoar os sacos coletados.
Nossa equipe entrou em contato com a empresa responsável pela coleta de lixo para esclarecer os fatos relatados pelo ex-funcionário e com a prefeitura de Itaboraí para obter mais esclarecimentos sobre a coleta de lixo na cidade. Até o momento não obtivemos respostas.
Créditos: Luciana Borges
