A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Saúde e Educação, promoveu nesta quarta-feira (08/05) o Dia “D” – Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola, que mobilizou cerca de 600 alunos em 31 escolas municipais dos quatro distritos. A programação de ações simultâneas para estimular a higiene oral dos estudantes contou com escovação supervisionada, aplicação de flúor, evidenciação de placa bacteriana, entrega de kits ligados à área e avaliação clínica, além de encaminhamento para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, quando foi identificada a necessidade.
A ação integrada segue as diretrizes da Lei 14.572 de 08 de maio de 2023, que estabeleceu a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa legislação é essencial, por destacar que a área é uma atuação permanente nos serviços que englobam o SUS.
Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas do município, reforçou o impacto da iniciativa e dos bons resultados alcançados para promover o bem-estar de forma ampla.
“O Dia D de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola é uma ação de suma importância e visou a promoção e prevenção da saúde bucal. Essas dinâmicas geram um impacto positivo não só para as crianças, como para os familiares que, por muitas vezes estarem em atividades laborais, não podem levar seus filhos a uma consulta odontológica preventiva. Essa ação possibilita traçar um perfil epidemiológico, possibilitando um planejamento a nível curador”, ressaltou.
Fabiana Oliveira, coordenadora da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde, acompanhou a ação e destacou os seus objetivos.
“Esse foi um dia muito importante para a saúde bucal. Tivemos um Dia “D” da área no Programa Saúde na Escola, uma mobilização a nível nacional, com municípios que se comprometeram a realizar diversas propostas. Foram oferecidas estações com atividades de prevenção, promoção e recuperação bucal, o que é fundamental”, acrescentou.
Yslan Cruz, de 69 anos, aluna da Escola Municipal para Idosos Milton Felipe Muniz, pontuou o quanto o Dia D fez a diferença, levando cuidados em saúde bucal também para a terceira idade.
“Fui muito bem cuidada pela equipe de Saúde Bucal no Dia “D” e acho isso fundamental, porque muita gente não tem condições de fazer tratamentos e aqui tivemos essa oportunidade. O atendimento veio até nós, o que facilitou o acesso ao dentista, algo ainda muito caro no país e espero que essas ações no SUS sejam ainda mais efetivas”, concluiu.
Assistência odontológica nas unidades de saúde e de ensino
No município, a população que precisa de atendimentos ligados à saúde bucal conta com acolhimento qualificado. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), porta de entrada da rede de cuidados, equipes de saúde bucal estão prontas para atender às necessidades de rotina, que não configuram casos graves. Nesse caso, o morador com demandas odontológicas, deve procurar a USF de referência, ou seja, aquela que atende a região onde reside.
Após consulta de saúde bucal na USF e identificada necessidade de acompanhamento especializado, o usuário será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, com marcação pela Central de Regulação do município. Além disso, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda, sem necessidade de agendamento, um diferencial na Região Metropolitana 2.
Em outra frente, as USF realizam periodicamente ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em unidades de ensino das regiões onde atuam. As iniciativas envolvem a promoção em saúde de forma geral e incluem profissionais das equipes de saúde da família, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e das Equipes Multidisciplinares de Atenção Psicossocial (Emap). As atividades contam com a parceria da Secretaria de Educação, que alinha a possibilidade de realização nas unidades de ensino municipais.
Crédito: Prefeitura de Maricá