Muitas obras importantes já foram entregues e no momento, a concessionária realiza uma grande obra estrutural no trecho de concreto da estrutura, com investimento de 50 milhões de reais.
A obra consiste no reforço da parte interna das aduelas (peças pré-moldadas com encaixe), que são formadoras da estrutura do trecho sobre o mar, com cabos adicionais no interior dos caixões de concreto.
A Ponte possui um conjunto de 3.250 aduelas e durante as obras serão reforçados 70 eixos, ou seja, um total de 700 aduelas.
Referência em manutenção de estruturas no Brasil e no mundo, a Ecoponte conta com uma equipe de Engenharia que trabalha 24 horas para sua conservação e todas as ações de reparo são planejadas para não interferir no tráfego e nem comprometer a segurança dos usuários. As inspeções por terra e mar são realizadas mensalmente, visando a integridade da obra.
A Ponte Rio-Niterói não dorme e diariamente são realizadas manutenções na via como revitalização do pavimento, pintura de faixas, troca de placas, ajustes na sinalização dos semáforos e toda a parte elétrica e tecnológica, como as câmeras, o sistema de iluminação, os painéis de mensagens variáveis, as estações meteorológicas e demais tecnologias.
Visando otimizar ainda mais as inspeções na Ponte Rio-Niterói, a Ecoponte trabalha na implantação de um novo projeto, a metodologia BIM – Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção. A BIM é a representação digital e 3D das características físicas e funcionais de uma estrutura.
Em uma construção de grande porte como a Ponte Rio-Niterói, o método que vai mapear 100% da estrutura com auxílio de drones e inteligência artificial, vai ajudar a compreender e identificar toda a sua complexa configuração, trazendo ainda mais eficiência para o sistema de manutenção e inspeção.
Com a preocupação de conscientizar todos os usuários, o investimento em segurança viária também foi destaque. A Ecoponte agora possui o simulador de impacto com realidade virtual.
Com a utilização de óculos de realidade virtual, o equipamento reproduz uma rodovia e a tentativa de uma ultrapassagem perigosa em local não permitido, resultando em uma colisão frontal transmitindo a sensação real de um acidente, com impacto de 5km/h.
O objetivo do equipamento é conscientizar e estimular os usuários quanto a importância do uso do cinto de segurança em todos os passageiros de um veículo, inclusive nos ocupantes do banco traseiro.
Monitorada 24 horas por dia por 45 câmeras, durante os nove anos a equipe de socorro mecânico da concessionária realizou mais de 276 mil atendimentos e os atendimentos médicos passam de oito mil. Nossas equipes estão posicionadas na rodovia, prontas para agilizar os atendimentos e liberar as pistas com rapidez em caso de ocorrências.
Foto: Banco de imagem