O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), treinamento para capacitar avaliadores, especialistas e gestores de acreditação.
Em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a capacitação teve como objetivo ampliar a eficiência, harmonizar conceitos, práticas de avaliação e a abrangência das atividades de fiscalização do programa de Inspeção Acreditada da Operação e Desempenho de Empreendimentos de Infraestrutura.
Dessa forma, o treinamento também serviu de base para a implementação do plano de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica entre o Inmetro e a Abrac.
O evento ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de avaliadores, especialistas e gestores de acreditação da Divisão de Organismos de Inspeção (Diois), do Inmetro, que atuam em processos de acreditação de organismos de inspeção em empreendimentos de infraestrutura.
O programa apresenta procedimentos e requisitos para a execução das atividades de avaliação da conformidade, de inspeção acreditada, bem como os parâmetros de qualificação dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) para fins de acreditação pela Cgcre do Inmetro, como Organismo de Inspeção de Projetos e Obras de Empreendimentos de Infraestrutura (OIA-EI).
Parcerias de investimentos
Desse modo, o programa de inspeção acreditada foi uma iniciativa da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), ligada à Presidência da República.
Tendo como objetivo alavancar os empreendimentos de infraestrutura do governo federal, bem como propiciar a devida credibilidade na aprovação de projetos, fiscalização de obras e monitoramento das operações.
Pontos abordados
Nesse treinamento, os instrutores André Hernandes (vice-presidente de inspeções da Abrac), e Cleriane Denipoti (assessora da Abrac) abordaram os pontos técnicos passíveis de nivelamento de conhecimentos e harmonização das práticas.
Isso, para melhorar a confiabilidade nas inspeções acreditadas da operação e desempenho de empreendimentos de infraestrutura.
Entre os pontos de destaque estão:
• Informações relacionadas aos indicadores de gestão e parâmetro técnicos;
• Riscos associados à operação; e
• Cumprimento das obrigações contratuais gerais.
Conhecimento e habilidades
O coordenador-geral de Acreditação, do Inmetro, Marcos Barradas, destacou a importância do treinamento dos avaliadores, especialistas e gestores.
“A Cgcre, através da sua Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap), responsável pelo processo de treinamento e qualificação de todo o seu pessoal, mais uma vez trabalha para promover a garantia dos conhecimentos apropriados e habilidades relevantes para manutenção dos esquemas de acreditação em que atua. Desse modo, a Cgcre, do Inmetro, fortalece as suas parcerias técnicas, buscando aperfeiçoar os seus processos de acreditação”, disse Barradas.
Fonte: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)