Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), formou neste sábado (08/06) cerca de cem alunos da rede municipal de ensino que participaram do curso de formação socioambiental “Amigo da Sanemar”. A cerimônia realizada na quadra da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, contou com a presença dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Romilda Nunes, onde 270 crianças conheceram, em 2023, o programa conduzido pela equipe do Sanear Educação, setor educacional da Sanemar.
O projeto “Amigo da Sanemar” é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e possui quatro encontros: três em sala de aula e uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto em Araçatiba. Ao fim da formação, os alunos se reúnem em uma cerimônia de formatura, com entrega de certificados. Até o momento, mais de cinco mil alunos já participaram da iniciativa.
A presidente da Sanemar, Roberta Cardoso, se sente orgulhosa por contribuir para o ensinamento de práticas sustentáveis. “Sabemos que o futuro está nas mãos das novas gerações. E como fazemos parte de uma gestão pública que participa ativamente dessa construção coletiva por uma Maricá melhor, é nosso dever despertar nas crianças essa consciência. É com muito orgulho que formamos hoje pequenos agentes disseminadores de boas práticas, que serão amanhã cidadãos mais conscientes na luta pela preservação ambiental”, celebrou.
Alexsander de Carvalho, coordenador do Sanear Educação, disse que o projeto ultrapassou as expectativas da equipe. “O Sanear Educação existe desde janeiro de 2022. Essa tem sido uma experiência impactante pois eu não esperava tamanho sucesso. Essas crianças reproduzindo esse conhecimento dentro de casa para os pais e colegas. Tenho muita gratidão em fazer parte desse projeto.”, declarou.
Assessora de projetos da Secretaria de Educação, Bruna Beatriz de Almeida considera muito positiva a parceria entre a Sanemar e a Educação e ressaltou o cuidado que o projeto tem em apresentar às crianças métodos sustentáveis, como a coleta seletiva, uso consciente da água.
“Temos um saldo muito positivo nessa parceria. Esse é um conteúdo pedagógico que já é trabalhado nas escolas com as crianças e o projeto veio a agregar grandiosamente na vida escolar das crianças, pois trabalha de uma maneira mais concreta, com visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), por exemplo.”, considerou.
Futuro consciente
Com um crachá na mão e um certificado na outra, a pequena Sophia Mirella Fidelis, do quarto ano do ensino fundamental, confirma: já é uma verdadeira “Amiga da Sanemar” e repassa os ensinamentos para todos os familiares.
“Eu aprendi que a gente tem sempre que cuidar da nossa água e não jogar lixo na rua. Quando vou escovar os dentes eu molho a minha escova e depois fecho a água, para não gastar à toa”, ensina a menina.
Gincana “De Boa Com o Óleo“
Além do programa educacional, a Sanemar também promove nas escolas municipais e particulares da cidade uma gincana para coleta de óleo de cozinha usado, em que as turmas competem entre si para ver qual arrecada a maior quantidade do produto.
“Essa iniciativa busca sensibilizar toda a comunidade escolar a respeito da importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado e dos danos irreversíveis causados ao meio ambiente pelo descarte irregular desse material. Mensalmente, a equipe de educadores sanitários da Sanemar realiza a contagem do volume de óleo coletado e a retirada do material entregue nas escolas”, explica o gerente educacional da Sanemar, Eduardo Veltri.
Para quem também deseja realizar o descarte correto de óleo de cozinha usado, o garrafão do projeto “De Boa Com o Óleo” está localizado em cinco pontos fixos da cidade, nos contêineres “Vem Pra Orla” da Sanemar e têm como objetivo incentivar o descarte correto do material, e consequentemente, a redução de seus impactos ambientais.
Os pontos ficam localizados na Rua 4, Barra de Maricá; na Avenida Benvindo Taques Horta (orla de Itaipuaçu), próximo à Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1); na orla da Lagoa do Boqueirão; na Rua 92, em Cordeirinho; e na Rua do Canal, em Ponta Negra.
Fotos: Gleyson Silva