Com 115 anos e 50 mil metros quadrados, o tradicional Campo de São Bento, em Niterói, foi idealizado como um jardim inglês. Com um canal criado a partir do Rio Icaraí, o local ostenta um lago artificial, gruta e pontes que remetem ao paisagismo romântico do século XIX.
Para além das belezas óbvias, o Campo de São Bento também é o lar de 48 espécies de aves urbanas catalogadas em uma coletânea lançada pelo biólogo mestre em Ciência Ambiental Alessandro Allegretti. Ele conta que foram quatro anos de observações casuais até o resultado publicado.
- Perto da base da polícia: Rolezinho perturba moradores de Pendotiba em Niterói;
- Pássaros do Campo de São Bento, em Niterói, são reunidos em livro por biólogo
- Guia é resultado de quatro anos de trabalho e pode ser obtido gratuitamente
- Com 115 anos e 50 mil metros quadrados, o tradicional Campo de São Bento, em Niterói, foi idealizado como um jardim inglês. Com um canal criado a partir do Rio Icaraí, o local ostenta um lago artificial, gruta e pontes que remetem ao paisagismo romântico do século XIX.
- Para além das belezas óbvias, o Campo de São Bento também é o lar de 48 espécies de aves urbanas catalogadas em uma coletânea lançada pelo biólogo mestre em Ciência Ambiental Alessandro Allegretti. Ele conta que foram quatro anos de observações casuais até o resultado publicado.
- Perto da base da polícia: Rolezinho perturba moradores de Pendotiba em Niterói; veja vídeo
- Capacitação: Projeto em Niterói oferece formação técnica a jovens em vulnerabilidade social
- — Registrei as espécies de aves em horários e meses diferentes nas visitas ao parque — conta.
- Ele explica que algumas aves já estão acostumadas com a presença do público e por isso são menos ariscas e mais fáceis de registrar.
- Uma das espécies encontradas no livro é a garça-moura, a maior do Brasil, com uma envergadura de 1,80m. A garça é um animal solitário que, mesmo no período reprodutivo, muitas vezes, prefere se manter isolada para se alimentar.
- Conheça algumas das aves catalogadas no Campo de São Bento
- Outro pássaro que vive no Campo de São Bento é o sabiá-laranjeira, ave popular no Brasil e símbolo do estado de São Paulo. A espécie já foi inspiração para falar de saudade na “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.
- O “Guia de observação
Foto: Banco de Imagem