Em menos de três anos de atividades da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Maricá deu um salto na cobertura de esgoto, que antes era representada por apenas 3% de rede, localizada apenas no Centro da cidade. Contabilizando os avanços nas obras contratadas, o município já soma mais de 16% de rede implantada.
Até o momento, as equipes já avançaram em 150 km de rede, ou seja, metade dos 300 km de rede contratados, que juntamente com as novas estações de tratamento, somarão mais de 30% de cobertura de rede no município.
“Saneamento básico é uma das principais pautas em nossa cidade, é uma necessidade básica e vamos continuar trabalhando para que nossas obras avancem com rapidez e para que nossos projetos socioambientais atendam a quem precisa. Maricá já é um caso de sucesso quando pensamos em investimentos na área do saneamento e vamos seguir lutando para alcançar a universalização do saneamento no município”, declara Roberta Cardoso, diretora presidente da Sanemar.
“Estamos indo bem no avanço de nossas obras. Temos frentes no Recanto, no Jardim Atlântico Leste, na região norte de Inoã, em São José do Imbassaí e Ponta Negra, além das obras diretas que estão sendo executadas no Bananal, na Rua Peri, em Itaocaia Valley, e no Retiro”, explica o diretor do setor Técnico Operacional da Sanemar, Rodrigo Abreu.
É importante frisar que, após a entrega das obras, mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas pelo acesso ao tratamento de esgoto.
Estações de Tratamento de Esgoto
A Estação de Tratamento de Esgoto de Inoã é o lançamento mais recente da Companhia, que já está em carga, ou seja, em pleno funcionamento. Interligada à uma rede de cerca de 13.400 metros de extensão, a estação tem vazão de aproximadamente dez litros por segundo e capacidade para atender mais de 4 mil moradores da região, duas escolas, uma creche, a UPA de Inoã e o futuro Parque Olímpico.
A Mikroete, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) conta com sistema inovador, que já beneficia mais de 500 moradores da Rua 47, no Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu. Com uma extensão de rede de pouco mais de 1 km, a compacta estação é resultado da parceria entre a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
O equipamento utiliza tecnologia com micro-organismos naturais no tratamento de esgoto, uma tecnologia desenvolvida pela Biotec, subsidiária da Codemar, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e que vem sendo aplicada também na despoluição das lagoas da cidade.
A Estação de Tratamento de Esgoto da Rua Peri também está em funcionamento desde março deste ano. Com vazão de 48,28 metros cúbicos por dia, o equipamento atende a mais de 300 moradores, além da E.M. Rita Cartaxo e do futuro posto de saúde do bairro.
Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Camburi, conta com 1,5 km de extensão de rede e beneficia mais de 500 pessoas. Há ainda a 2ª Estação de Tratamento de Esgoto de Itaipuaçu. O equipamento localizado na Rua Peri, em Itaocaia Valley, beneficia mais de nove mil pessoas.
Programa Sanear + Esgoto
O Sanear + Esgoto segue avançando com a implantação do sistema unitário residencial, que são os biodigestores. Neste momento, as equipes retornam às regiões de Vale da Figueira e de Bambuí, para ampliação dos atendimentos. Ao todo, cerca de 243 novas residências estão sendo avaliadas para implantação do sistema de tratamento.
A iniciativa realiza uma ação emergencial em regiões em que não há cobertura da rede de esgoto, com instalação de biodigestores. Os beneficiados são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que realizaram cadastro prévio no programa, por meio do formulário disponível no site ou de busca ativa realizada por agentes da Sanemar.
O benefício é destinado à população residente no município de Maricá, com renda familiar de até três salários mínimos, sendo a concessão do benefício prioritária para grupos familiares com pessoas acima de 60 anos e núcleo familiar com pessoas com deficiência.
Projeto “Meio Ambiente: Eu cuido, Você Cuida e o Planeta Agradece”
O projeto “Eu Cuido, Você Cuida e o Planeta Agradece” é mais uma iniciativa da Sanemar e conta com a parceria da Secretaria de Educação com o intuito de trabalhar a conscientização com o grupo do EJAI, que é a educação de jovens, adultos e idosos, nos polos do Centro de Maricá e de Itaipuaçu. Até o momento, 100 alunos estão matriculados.
O projeto abre oportunidade ao público da terceira idade, com o objetivo de utilizar os materiais recicláveis na realização de confecções artesanais.
Vale destacar que a Sanemar também realiza trabalhos de conscientização sobre meio ambiente e saneamento básico com os alunos do ensino fundamental das redes pública e privada.
Fotos: Bernardo Gomes