Nesta quinta-feira (25/07), a partir das 17h, no Cine Henfil, um evento histórico-cultural trazendo a temática de Tereza de Benguela para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A iniciativa é da Coordenação de Matrizes Africanas, Culturas e Etnias e terá apresentação de peça teatral, roda de debate, exposição fotográfica, entre outras atividades.
O termo “afro-latina-americana e caribenha” surgiu para reconhecer e afirmar a identidade das pessoas que têm ascendência africana e que vivem na América Latina e no Caribe. Ele destaca a conexão histórica e cultural dessas comunidades com a diáspora africana na região, promovendo visibilidade e reconhecimento de suas contribuições culturais, sociais e políticas.
Programação:
17h – Abertura
17h20 – Exposição Fotográfica: Gustavo Stephan com o tema: “Mulheres afro-latina-americanas, promovendo suas obras e explorando temas de identidade e resistência.”
17h40 – Roda de debate com o cineasta Molina ICTIM (Cuba)
18h – Professor Ryan Alves Com o Grupo de ‘’Ballet Nós Dançantes’’ do Maricá das Artes em Ritmo de Salsa.
18h10 – Léo Felix Professor de dança do Maricá das Artes, apresentando o samba e a salsa.
18h30 – Diego Leiras Psicólogo, pós graduado em psicologia social e organizacional, adepto da religião e cultura afro, trazendo a História de Tereza de Benguela.
19h – Peça teatral ‘’Tereza de Benguela vida e morte’’, grupo teatral Maricá das Artes.
Serviço:
Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
Data: 25/07
Horário: 17h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Local: Cine Henfil
Endereço: Rua Alferes Gomes, 390, Centro
Comunicação: Prefeitura de Maricá