Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de concorrer à reeleição, anunciada no domingo (22).
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente”, escreveu Biden em um post na rede social X.
A pressão para a desistência de Biden cresceu nas últimas semanas, com democratas de alto escalão defendendo sua saída da disputa. O atual presidente, de 81 anos, começou a perder apoio de seu próprio partido após seu desastroso desempenho no debate contra Trump no final de junho.
O debate desencadeou uma crise entre os democratas. Mesmo antes de terminar, os operadores do partido já estavam levantando dúvidas sobre se Biden poderia fazer campanha efetivamente contra Trump.
Dois influentes membros do Partido Democrata, o ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi, expressaram preocupações em relação ao atual presidente.
“E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre exclusivamente em cumprir minhas funções como presidente pelo resto do meu mandato”, disse Biden. “Falarei com a Nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.”
Biden foi diagnosticado com Covid-19 na quarta-feira (17) e precisou suspender seus eventos de campanha. Desde então, ele está em isolamento em sua casa em Delaware.
Foto: Banco de Imagem