A nova composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) tomou posse, em evento com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Realizada no auditório do SEBRAE, em Brasília/DF, a cerimônia deu posse às 28 conselheiras, representantes do governo e da sociedade civil, eleitas para o triênio 2024-2027.
As novas conselheiras têm entre os desafios da gestão a realização da V Conferência Nacional das Mulheres, prevista para 2025, além da ampliação da parceria entre o CNDM e o Ministério das Mulheres na busca efetiva da construção de boas práticas de políticas públicas para as mulheres, considerando sua diversidade e pluralidade.
“Nós precisamos resistir para ter um Brasil desenvolvido, com igualdade de gênero e raça. Temos muito trabalho que exige desse Conselho postura, reflexão e elaboração. A participação social é importante, temos desafios pela frente, por exemplo a COP30, em que vamos ter que discutir a intervenção das mulheres, e também a responsabilidade da V Conferência Nacional. Nós não temos medo, nós vamos à luta. Como CNDM estamos aqui para representar todas as mulheres do país que nunca foram ouvidas”, destacou a presidente do CNDM e ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em seu discurso.
A posse também teve a presença da diretora de Administração e Finanças do SEBRAE nacional, Margarete de Castro Coelho, o secretário nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Renato Simões, a senadora Leila Barros, a ministra substituta da Controladoria Geral da União, Eveline Brito, e a conselheira representante da sociedade civil Celina Areas.
Ao analisar a importância da posse da nova gestão, a conselheira Celina Areas fez uma leitura dos últimos anos: “mantivemos o CNDM funcionando no último período, com coragem, resistindo para que não houvesse retrocesso. Hoje estamos aqui empossando um Conselho novo”, destacou.
Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, criado pela Lei nº 7.353, de 29 de agosto de 1985 , e regulamentado pelo Decreto Nº 6.412, de 25 de março de 2008 , que tem por finalidade a promoção em âmbito nacional, de políticas que visem eliminar a discriminação das mulheres, assegurando-lhes condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do País. Saiba mais sobre o CNDM em https://www.gov.br/participamaisbrasil/cndm .
Fonte: Gov. Br
Fonte: Divulgação