Feras de ondas grandes disputaram, nesta quarta-feira (14), a sexta edição do Itacoatiara Big Wave (IBW), na Região Oceânica de Niterói. O prêmio de maior big rider da temporada ficou com a dupla Pedro Scooby e Lucas Chumbo. Na categoria Time Mulher-Homem, Michaela Fragonese e Nando Fernandes levaram o primeiro lugar. A premiação foi por time (ou dupla) por conta de o IBW ser uma competição na modalidade tow in, quando o surfista é levado até a onda por motos aquáticas. Na categoria bodyboarding, o prêmio ficou com o niteroiense Dudu Pedra. Disputaram as provas surfistas da Argentina, França, Portugal, Inglaterra e Chile. As ondas chegaram a cinco metros.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou da premiação acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; do secretário de Esporte e Lazer, Rubens Goulart; e do presidente da Associação Comercial e Industrial do Rio de Janeiro (Acierj), Igor Baldez.
O evento teve o apoio da Prefeitura de Niterói e foi considerado histórico por organizadores e atletas pelo grande número de participantes estrangeiros e pela potência das ondas.
“É muito bom ganhar esse prêmio junto com o Lucas Chumbo. Estamos desde janeiro nessa dupla. Foi muito legal ganhar em Itacoatiara, que é um grande treinamento pra Nazaré, em Portugal”, afirmou Pedro Scooby.
O parceiro de premiação, Lucas Chumbo, elogiou a organização do evento.
“É muito boa essa movimentação em apoio ao big surf e ganhar hoje com um cara que foi meu ídolo”, comemorou Lucas Chumbo.
Vencedora na categoria Time Mulher-Homem, Michaela Fregonese é uma veterana nas ondas de Itacoatiara.
“A sessão foi muito desafiadora. As ondas estavam gigantes, principalmente na nossa bateria. Nossa tática foi pegar só as bombas e deu certo”, comemorou Michaela.
Este foi o primeiro ano que o IBW incluiu o bodyboarding. O campeão Dudu Pedra venceu em casa, pois é local de Itacoatiara.
“Hoje foi um dia especial pra mim. Gosto demais de pegar ondas grandes. Com público é muito mais especial”, disse Dudu Pedra.
Durante o IBW, quem ficou na areia aproveitou as atividades de recreação esportiva organizadas pelo SESC-RJ como tiro com arco, cornhole, slackline e teqball.
Fotos: Alex Ramos e Tony D´Andrea