O governo federal enviou nesta segunda-feira (26) um projeto de lei ao Congresso Nacional que propõe a criação do programa “Gás para Todos”. O objetivo da iniciativa é distribuir botijões de gás de cozinha gratuitamente para as famílias beneficiárias do Bolsa Família. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso para que a medida possa ser implementada.
Se aprovado, o programa começará a valer em janeiro de 2025. A partir dessa data, os beneficiários do Bolsa Família poderão receber botijões de gás sem custo adicional, com o governo federal arcando com o custo através de subsídios aos revendedores.
Atualmente, o benefício do gás é concedido por meio do programa “Auxílio Gás”, que fornece um valor adicional aos beneficiários do Bolsa Família. O novo programa irá substituir o Auxílio Gás e expandir o atendimento. Atualmente, cerca de 5,6 milhões de famílias são atendidas pelo Auxílio Gás. Com o “Gás para Todos”, a previsão é atender aproximadamente 20,8 milhões de famílias.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o aumento no número de beneficiários será gradual ao longo de 2025. Até o final do próximo ano, o programa deverá alcançar todas as 20,8 milhões de famílias previstas.
Fonte: Gov.Br