A nona edição do maior encontro de observadores de aves do Estado do Rio de Janeiro – Avistar Rio 2024 – será realizado de 20 a 22 de setembro, no Bioparque, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O evento reúne pesquisadores, fotógrafos, gestores ambientais, artistas e entusiastas de todo o Brasil para compartilhar os conhecimentos mais atuais e a paixão pelas aves e pela natureza. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita, através do site do evento.
A edição carioca é inspirada no Avistar Brasil, que ocorre anualmente, em São Paulo, e foi idealizado pelo produtor Guto Carvalho. A ideia é reunir a comunidade de especialistas e amantes das aves para realizar palestras e debates e para promover o conhecimento sobre a ornitologia e os biomas brasileiros para o público em geral. “Somos um dos países mais biodiversos do mundo, o que se reflete em uma incrível diversidade de espécies de aves e atrai observadores de todos os cantos do planeta. As aves não são apenas lindas, todo o conhecimento em torno de seu universo é apaixonante”, explica Guto Carvalho.
O evento é uma oportunidade de conhecer mais sobre as aves e sobre os ambientes em que elas ocorrem: “Essa aproximação com o universo das aves naturalmente estimula a conscientização sobre a importância da sua preservação, o que inclui as discussões mais atuais sobre as mudanças climáticas e o impacto no meio ambiente”, afirma Gustavo Pedro, coordenador da edição carioca.
A programação inclui palestras com pesquisadores e especialistas sobre diversos temas ligados às aves e à biodiversidade, que vão desde aspectos turísticos ou ambientais, até científicos e culturais. “Nossa programação vai muito além das aves e prioriza o meio ambiente de forma integrada. Um exemplo é o da temática de segurança no turismo de observação de baleias e a apresentação sobre orquídeas”, comenta Gustavo Pedro, que é fotógrafo e ambientalista.
Os principais destaques desta edição são os passeios de observação de aves, guiados pelos ornitólogos experientes como o professor da PUC-Rio, Henrique Rajão, e biólogo e consultor em avifauna, Guilherme Serpa. “O público terá uma oportunidade única de participar de uma visita guiada na coleção de aves do Museu Nacional e de visitar uma exposição fotográfica realizada a partir de uma convocatória pública. Além disso, teremos tendas sobre projetos ambientais, feira de produtos e atividades para crianças. Um dos exemplos é a do fantástico Projeto Albatroz. Venham participar!”, convida Gustavo Pedro.
A programação completa e as informações sobre o Avistar Rio 2024 constam aqui.
Serviço:
20 de setembro, manhã: atividades de observação de aves no Parque Nacional da Tijuca, no Mona Morro da Urca e Pão de Açúcar, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e outros parques.
(inscrições esgotadas, devido à grande procura)
21 e 22 de setembro, de 9h às 18h, no Bioparque, no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. As palestras ocorrerão no auditório e são gratuitas, mas a inscrição é necessária.
Sobre as atividades de observação de aves no Parque da Quinta da Boa Vista: é necessária a inscrição somente na atividade que irá ocorrer dentro do Bioparque Rio. Quanto às demais, é só chegar no ponto de encontro.
A Associação de Fotógrafos de Natureza-AFNATURA coordena o Avistar Rio 2024, que é viabilizado a partir de muitas parcerias, em construção coletiva e participativa, com o ICMBio, o Museu Nacional, o Jardim Botânico do Rio e Janeiro, o CRBio 02, o INEA, a UERJ, a Prefeitura do Rio, a Prefeitura de Teresópolis e empresas como Parque Bondinho, Águas do Imperador, Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro, dentre outros parceiros públicos e privados.
Para mais informações, entrar em contato com Gustavo Pedro, diretor de Relações Públicas da AFNATURA, através do telefone ou whatsapp: 21 99999-9889 ou email: avistarrio@afnatura.org.br .