O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou neste sábado (28) a criação da 11ª Unidade de Conservação (UC) do município. O novo Parque Natural Municipal de Pendotiba terá área de 87 hectares, formada por dois importantes fragmentos de Mata Atlântica nos bairros Sapê e Matapaca. A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) de Niterói finalizou o estudo técnico, que será disponibilizado ao público a partir da próxima segunda-feira (30/09).
Para Axel Grael, a área funciona como um elo entre o Parque Estadual da Serra da Tiririca e a Área de Proteção Ambiental Morros da Guanabara, fortalecendo a conectividade ambiental e a preservação da biodiversidade em Niterói.
“Há anos atrás queriam transformar este local em área para moradia, mas essa não é a vocação dessa área. A vocação é de fato para proteção. Nós estamos fazendo a pavimentação da Estrada da Fazendinha, que corta essas duas áreas que estão sendo protegidas agora. São investimentos importantes que virão juntos com o planejamento de proteção dessas áreas. Agora, temos uma ferramenta para definir como será o uso dessa área, a gestão que terá e as atividades econômicas que poderão ser desenvolvidas nessa nova unidade de conservação”, explica o prefeito.
A criação do parque segue diretrizes do Plano Diretor de Niterói (Lei Municipal nº 3385/2019) e do Plano Municipal para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que tem o objetivo de proteger diversas espécies da fauna e flora, incluindo sete vegetais ameaçadas de extinção. O novo parque será destinado ao ecoturismo, educação ambiental e pesquisas científicas. No entanto, a visitação pública só será permitida após a conclusão de etapas posteriores a participação da comunidade sobre essas atividades.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, destaca como fundamental a participação popular no processo de implementação do Parque Natural de Pendotiba. Uma consulta pública está marcada para o dia 16 de outubro, permitindo que os moradores contribuam com sugestões e acompanhem os próximos passos. A SMARHS reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Com a criação do Parque Natural Municipal de Pendotiba, Niterói amplia suas áreas protegidas, consolidando-se como uma referência na conservação da Mata Atlântica e na promoção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade”, afirma Rafael Robertson.
Fotos: Bruno Eduardo Alves