Quatro pessoas estão sendo procuradas na Baixada Fluminense nesta terça-feira (1º), em uma operação conjunta entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), visando desmantelar um esquema de falso emprego.
A Operação Vitrine de Ilusões, coordenada pelo MPRJ, apoia as investigações do MP potiguar. Agentes estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Duque de Caxias, Rio das Ostras, Itaboraí e Cabo Frio.
De acordo com o MPRN, os criminosos atraíam suas vítimas por meio de aplicativos de mensagens, oferecendo falsas oportunidades de emprego em um hospital privado de Natal. Para garantir a vaga, as vítimas eram obrigadas a pagar por cursos inexistentes, acreditando que isso faria parte de um processo seletivo.
Prisão anterior
No sábado, a polícia prendeu Marcelo Baiense Varges, acusado de aplicar um golpe semelhante na Baixada Fluminense. Ele oferecia vagas fictícias em empresas estatais, com salários de até R$ 15 mil, exigindo que os interessados pagassem por cursos falsos.
Muitas das vítimas de Marcelo chegaram a contrair empréstimos para pagar o treinamento. Ele foi capturado em Queimados após tentar fugir da abordagem policial. Marcelo já havia recebido 15 mandados de prisão desde 2005 e passou sete anos encarcerado.
Fonte: Pol.Fed.