Maricá viveu um momento histórico nas eleições municipais de 2024 com a eleição de Washington Quaquá para um novo mandato à frente da prefeitura. Quaquá, que já ocupou o cargo de prefeito entre 2009 e 2016, voltou a conquistar a confiança da população com 73% dos votos válidos, confirmando sua liderança e o forte apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade.
Uma eleição de continuidade
A campanha de Washington Quaquá foi marcada pela promessa de dar continuidade aos programas sociais de sucesso implementados em suas gestões anteriores e também pelo prefeito Fabiano Horta, seu aliado e sucessor. O Renda Básica da Cidadania, que tornou-se referência nacional por garantir uma renda mínima para todos os moradores da cidade, foi um dos principais pilares de sua campanha. Além disso, Quaquá se comprometeu a ampliar os investimentos em habitação, saúde, turismo educação e mobilidade urbana.
Resultado das eleições
Com 73,74% dos votos válidos, Quaquá derrotou seu principal adversário, candidato de uma coligação de partidos de centro-direita, que obteve 22,30% dos votos. A vitória de Quaquá confirma a continuidade de um projeto político que tem transformado Maricá, tanto em termos de políticas sociais quanto de desenvolvimento econômico.
Desde que assumiu a prefeitura pela primeira vez, em 2009, Quaquá mudou o cenário da cidade com iniciativas arrojadas, como a criação da moeda social Mumbuca, a implementação de um transporte público gratuito e o fortalecimento de programas de moradia popular. Ele é amplamente reconhecido por suas políticas inovadoras que ajudaram a diminuir as desigualdades sociais e promover o crescimento econômico de Maricá.
Outro ponto importante será a continuidade do diálogo com a população, uma característica marcante de suas gestões anteriores. Quaquá sempre destacou a participação popular como um elemento central em suas decisões, e promete que isso será reforçado nos próximos quatro anos.