A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou o Dia das Crianças (12/10) com uma série de atividades lúdicas nas unidades de Urgência e Emergência da cidade, integrando humanização, entretenimento e cuidado para os pequenos internados. As dinâmicas foram realizadas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e na UPA Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu, onde o público infantil pôde se divertir e participar de momentos de leveza em meio aos atendimentos.
Na quinta-feira (10/10) o Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho ofereceu mais uma edição do Cine Conde, que reuniu as crianças atendidas no local para uma exibição do filme “Divertidamente 2”. A continuação de sucesso do filme homônimo aborda as vivências de Riley já aos 13 anos, com mudanças emocionais e desafios característicos da adolescência.
Na sexta-feira (11/10), as atividades foram descentralizadas, sendo realizadas no Hospital Conde Modesto Leal, na UPA de Inoã e na UPAM Santa Rita, que contaram com visitas dos palhaços do grupo “Espalha Risos”, distribuição de presentes diversos, pinturas na face, entrega de lanches e doces ao público infantil, além de outras programações lúdicas.
Adriana Pimentel, coordenadora de enfermagem do Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, ressaltou a programação contínua de acolhimento aos pequenos no setor.
“O Cine Conde surgiu para suavizar a internação das crianças, trazendo parte da rotina dos pequenos para dentro da unidade. Dessa forma, reduzimos a ansiedade e o estresse no momento de atendimento. No Centro Pediátrico, temos também as oficinas do Mini Chef e outras atividades com a equipe de humanização, porque cuidar é essencial e também passa pela diversão”, afirmou.
Verônica Márcia, mãe do pequeno Sérgio Guimarães, aguardava o resultado de um exame do filho e aprovou as atividades oferecidas, que promovem bem-estar.
“É maravilhoso ter essa interação para as crianças, já que eles podem ver coisas diferentes, o que é bom para os pequenos e também para os pais. O meu filho recebeu presentes e agradeço muito por termos essas ações na cidade, o que faz diferença na espera por atendimento. Esse momento traz alegria e eles acabam esquecendo, muitas vezes, do desconforto do atendimento”, acrescentou.
Assistência pediátrica de ponta na cidade
O Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, anexo ao Hospital Conde Modesto Leal, é a referência na cidade para atendimento infantil de urgência e emergência 24 horas. Ele possui quatro consultórios, sala de medicação, lactário, área para atividades lúdicas, dez leitos pediátricos, dois de isolamento e três voltados ao trauma — onde são estabilizados os pacientes mais graves. Atualmente, são realizados cerca de 5 mil atendimentos por mês no espaço.
No local, são desenvolvidas diversas ações para o público infantil, como as oficinas culinárias do “Mini Chefs”, onde as crianças elaboram receitas junto à equipe de nutrição da unidade, e o projeto de contação de histórias para estimular a criatividade e trazer conforto no período de internação. Os profissionais do setor de Humanização também promovem os projetos Certificado de Coragem; Aquarela, com entrega de desenhos para colorir; e o Cuca Fresca, de estímulo à criatividade.
Já o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, possui um setor pediátrico direcionado a pacientes referenciados, recebidos na unidade por ambulâncias, helicópteros ou com encaminhamento da Central de Regulação do município. No espaço há cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), outros cinco de enfermaria cirúrgica, além de leito de isolamento respiratório e uma brinquedoteca, oferecendo acolhimento humanizado e momentos de entretenimento às crianças internadas.
Os pequenos também contam com atendimentos primários na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região onde mora. Além disso, os serviços especializados também oferecem assistência específica ao público infantil, a partir de encaminhamento e agendamento da Central de Regulação.