Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Federação Estadual Rio de Atletismo, realizou neste domingo (20/10), na Orla de Itaipuaçu, a 4ª Corrida Cidade de Maricá, com percursos de 5km e 21km. Nem a chuva atrapalhou o evento, que contou com a participação de 1.000 pessoas, entre atletas e amantes do esporte, com idades a partir dos 14 anos e corredores PcD competindo em condições justas e seguras.
Entre eles, Alessandro Veloso, 53 anos, e seu filho Gustavo, 28 anos, que é PcD e estava ansioso para participar da corrida. “Hoje eu vou fazer o percurso de 5 km, porque se eu não fizer, ele vai surtar. Então, viemos mesmo debaixo de chuva, pois a cidade de Maricá é inclusiva. Ela não só oferece o esporte pra gente. Mas oferece e acredita que o esporte é um meio de salvação, de ajuda, de integração e de comunhão com a própria cidade mesmo, que é maravilhosa”, avaliou o morador do Caxito.
Visitantes participam da corrida
Moradora de Niterói, Vitória Santos, 23 anos, veio para a cidade com um grupo de amigos, para correr 21km. “A corrida te traz liberdade de movimento. Acredito que, ainda mais correr em grupo com os amigos, porque eu vim para cá, com os meus amigos hoje, é uma delícia. E não seria uma chuva que iria me impedir, porque eu corro todos os dias na praia de Icaraí. Vai ser a minha terceira meia maratona”, disse, minutos antes de iniciar o percurso.
Aos 33 anos, Vanessa Ramos, de São Gonçalo, concluiu os 5km em 26 minutos. Depois da atividade, foi direto para a tenda de massagem. “Foi ótimo. Ele trabalhou em cima da minha posterior, que é onde dói bastante pelo ritmo e pela velocidade, então relaxa muito”, explicou a jovem que integra a equipe AMD+ e, diariamente, treina com base nas planilhas preparadas pelo professor Alderi, para dar sempre o seu melhor e garantir uma colocação no pódio.
Primeiros colocados no percurso de 5 km
O vencedor do percurso de 5 km, foi Vitor Rangel, morador de Itaipuaçu, que fez o trajeto em 17 minutos. “Sentimento de felicidade. Poder correr aqui que é o lugar onde eu moro é um prazer. Eu tenho um treinador chamado Marcos Quintanilla, que me treina todo dia. Eu sou atleta de performance profissional, mas para fazer esse tempo, que eu fiz, é só treinando todo dia mesmo”, contou.
A primeira mulher a percorrer os 5 km, com um tempo de 19 minutos e 15 segundos foi Bruna Ramos, 31 anos, que veio de Niterói, com objetivo de melhorar seu resultado. “Estou muito feliz por ter sido a primeira mulher a cruzar a linha de chegada. Agradeço, primeiramente a Deus, e a todas as pessoas que estão comigo, como o meu treinador Marcos Quintanilha. Estou muito feliz. Maricá é muito linda e eu amei correr aqui, nessa cidade maravilhosa, com percurso plano e uma ótima organização”, agradeceu.
Vencedores do percurso de 21 km
Valdeci Marinho, 39 anos, que mora em Ponta Grossa foi o primeiro a completar o percurso de 21 km, em 1 hora e 15 minutos. “Para mim, essa vitória é muito importante. É o resultado de um trabalho. Treino quatro, cinco vezes por semana, sempre buscando melhorar a performance e estar aqui, na minha cidade, no meu quintal, vencendo uma prova com a torcida toda calorosa, gritando meu nome, me apoiando, falando que dava, que eu conseguiria, foi uma força extra”, pontuou.
A primeira mulher a completar os 21 km com 1 hora e 20 minutos foi Jéssica Ladeira, 30 anos, que veio de Minas Gerais. “Eu estou muito feliz por estar participando de uma prova que é organizada pela minha sogra, onde ela faz um trabalho com muito carinho para todos que são apaixonados por corrida. Muita emoção. Maricá está respirando esporte, respirando corrida. Isso é muito importante para os jovens que querem um futuro melhor e eu tenho certeza que o esporte muda vidas, como transformou a minha. Então, que possa ter mais edições da corrida de Maricá para estar movimentando não só o esporte, mas a saúde e o bem-estar de todos”, frisou a atleta profissional, que foi moradora do Caxito por seis anos.
Responsável pela organização do evento, Luz Marina agradeceu a união de todos os órgãos e setores envolvidos na 4ª Corrida Cidade de Maricá.“É muito amor, dedicação e muito gratificante, porque eu também fui atleta. Sei a importância das famílias participarem desses eventos. Temos que ter mais eventos assim. Fazemos tudo com muito carinho, medalhas, troféu, acho que isso aí faz a diferença. A chuva não atrapalhou em nada. Ao contrário, é melhor até para o corredor, porque o calor dificulta. O evento só foi um sucesso porque recebemos todo o apoio que precisávamos. Parabéns a todos que trabalharam conosco e se dedicaram intensamente. Gratidão”, concluiu.
Fotos: Gabriel Ferreira