O prefeito eleito de Niterói registrou seu voto na manhã deste domingo (27) na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). Junto com a família, Rodrigo Neves prometeu investir na infraestrutura do município.
“Já somos a melhor cidade em qualidade de vida no Rio de Janeiro, mas sabemos que tem que melhorar. Queremos ser a melhor cidade em qualidade de vida no Brasil”, disse Rodrigo Neves, logo depois de votar.
Rodrigo celebra vitória
Poucos minutos após a confirmação de sua vitória, por volta das 18h20, Rodrigo publicou uma nota em sua rede social agradecendo os moradores de Niterói que votaram nele nesse domingo. O futuro prefeito prometeu “fazer o melhor governo da história”.
“Obrigado, Niterói! Vencemos a eleição! Vitória da democracia, da boa gestão e do compromisso com a qualidade de vida de todos os niteroienses. Hoje é um dia muito especial, e quero agradecer a todos que saíram de casa para votar em nosso projeto. (…) Temos um profundo amor por Niterói e um compromisso inabalável de trabalhar incansavelmente pela nossa cidade”.
Na publicação, Neves também lembrou seus dois primeiros mandatos.
“Quando assumi a prefeitura, encontrei uma cidade endividada e com seu orgulho ferido, mas, com muito planejamento e gestão, transformamos esse cenário desafiador. Tiramos do papel obras esperadas há décadas, como o túnel Charitas-Cafubá, e enfrentamos juntos a pandemia, salvando vidas e protegendo o emprego e a renda dos niteroienses”.
“Nossa vitória é para voltar, trabalhar ainda mais e fazer o melhor governo da história de Niterói. Essa conquista representa também a derrota do extremismo, da indiferença e do despreparo”.
“Vamos transformar Niterói, que já é a melhor cidade para se viver e ser feliz no estado do Rio, na melhor do Brasil. Muito obrigado”.
Jordy agradece eleitores
Derrotado no 2° turno, Carlos Jordy divulgou uma nota reconhecendo a derrota e agradecendo pelos votos que teve no pleito desse ano.
O deputado federal também lembrou da força política do seu adversário na disputa e reforçou que atualmente seu nome representa a “esperança” para o morador de Niterói. Confira a integra da nota de Carlos Jordy.
“Fiz uma campanha limpa, focada nos problemas da cidade. Essa Niterói que é uma das mais ricas do país, mas não consegue ter uma saúde básica, ou uma educação razoável”.
“Agradeço a cada pessoa que me ajudou nessa campanha. Perdemos por 7%, lutando contra as máquinas das prefeituras de Niterói, Maricá e Rio de Janeiro, com um adversário que abusou do poder econômico, em um volume de boca de urna jamais visto na cidade. Somos vitoriosos, sem dúvida alguma! Plantamos uma semente e agora a cidade sabe onde encontrar esperança. Estaremos juntos em breve e mais uma vez obrigado a cada um de vocês”, disse Jordy em nota.
Perfil do eleito
Formado em sociologia, Rodrigo Neves está há mais de 20 anos na vida pública. Nascido em São Gonçalo, o futuro prefeito foi criado em Niterói, onde deu início à sua carreira política.
Em 1996, ele se filiou ao PT e pela sigla disputou sua 1ª eleição para vereador. Na ocasião, Neves ficou como suplente. Ele venceu seu 1º pleito em 2000, sendo reeleito vereador de Niterói em 2004.
Dois anos depois, Neves concorreu e venceu a disputa pelo cargo de deputado estadual. Em 2008, foi candidato a prefeito de Niterói, ficando em segundo lugar. Já em 2010, conseguiu sua reeleição ao posto de deputado estadual.
Ainda pelo PT, Rodrigo chegou ao posto de prefeito de Niterói pela 1ª vez em 2012. Durante o mandato ele trocou de partido e se filiou ao PV, sendo reeleito em 2016, com 130.473 votos. Ao fim do 2º mandato, Neves bateu 85% de aprovação e elegeu seu sucessor, o atual prefeito Axel Grael (PDT).
Em 2022, após trocar o PV pelo PDT, ele tentou pela 1ª vez assumir o posto de governador do estado, quando terminou em 3º, com 672.291 votos e 8% do total de votos válidos. Rodrigo Neves também foi o secretário de Integração e Cidadania de Niterói, em 2001, e secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em 2011, durante o governo Sérgio Cabral (MDB).
Como prefeito de Niterói, Neves foi o responsável por inaugurar o túnel Charitas-Cafubá, ligando a Zona Sul e a Região Oceânica do município, uma reivindicação da população por décadas, e pelas reformas dos hospitais Getulinho e Mário Monteiro.
Em outubro de 2022, a Justiça do Rio de Janeiro tornou Rodrigo Neves réu em um processo sobre corrupção em contratos assinados na época em que ele era prefeito de Niterói. O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que ele direcionou licitações e fraudou editais com a ajuda de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Rodrigo sempre negou as acusações.
Rodrigo Neves é casado com a designer de Interiores e pedagoga Fernanda Sixel, com quem tem 3 filhos: Mayara, Carlos Eduardo e Marina.