Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar) e da Secretaria de Saúde, iniciou o Programa “Fila Zero” de oftalmologia, que vai oferecer mais de 20 mil consultas, exames, além de 3 mil cirurgias de catarata e pterígio (popularmente conhecida como “carne nos olhos”) à população. O objetivo é acolher toda a demanda existente na fila de espera da Central de Regulação do município para esses procedimentos, com triagem dos pacientes agendados até 07/11, das 8h às 18h, no espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, próximo ao Fórum, em Araçatiba.
O primeiro dia de atendimentos do “fila zero”, a maior iniciativa de procedimentos oftalmológicos na história da cidade, contou com aproximadamente 1.000 atendimentos, mobilizando os moradores. No local, eles passaram por avaliação multiprofissional, exames diversos e, as pessoas com demandas cirúrgicas, foram encaminhadas para realização de operação no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que acontecerão a partir de 11/11.
O prefeito Fabiano Horta garantiu que a iniciativa é um ganho para a saúde dos moradores, com consultas, exames e cirurgias voltadas aos olhos.
“Estamos começando o fila zero da oftalmologia, onde vamos disponibilizar mais de 20 mil procedimentos e 3 mil cirurgias desse tipo à população. Essa é mais uma novidade importante de atendimento às demandas de saúde, que conta com operações de catarata e pterígio. Assim, organizamos um grande trabalho para cuidar da saúde do povo de Maricá”, destacou.
O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, ressaltou a importância da mobilização para garantir o atendimento pleno das demandas oftalmológicas da população.
“Essa iniciativa é um enorme diferencial para o município, que promove a saúde oftalmológica da população e atende toda a demanda reprimida desse tipo. Esse é um compromisso que assumimos para requalificar e trazer mais agilidade aos serviços oferecidos, o que é essencial para o bem-estar dos moradores. A triagem segue até 07/11 e pedimos que as pessoas fiquem atentas ao contato para informar do agendamento”, afirmou.
População aprova o “fila zero”
A aposentada Jovelina Feliciana, de 66 anos, mora na cidade desde que nasceu e disse que o atendimento foi motivo de alegria.
“Estava na fila de espera e fiquei muito feliz por ser chamada para esse atendimento, que foi bom e bem rápido. Os profissionais foram atenciosos e não tenho nada a reclamar. Estou na expectativa para realizar a cirurgia de catarata e espero que dê tudo certo, já que o meu sonho é voltar a enxergar”, pontuou.
Cirlei Cabral, de 64 anos, está com catarata e achou a mobilização de exames e consultas um diferencial.
“Estou com catarata e no Programa Fila Zero encontrei um ótimo atendimento. Essa iniciativa é magnífica e um ganho para nós moradores, que precisávamos muito e agora teremos uma vida ainda mais digna. A cirurgia é tudo que eu esperava e fico muito feliz de isso estar cada vez mais próximo. Isso é uma benção para todos nós.
Alci Mari Santana, de 63 anos, foi direcionada pela Unidade de Saúde da Família (USF) para procurar atendimento e aprovou a iniciativa.
“A minha unidade de saúde me encaminhou para essa triagem, por suspeita de poder ter catarata, e proporcionar esses atendimentos à população é muito bacana. O atendimento está sendo bem rápido e espero ficar melhor da vista, pois enxergo tudo embaçado. Com esses exames, vou saber melhor o que tenho e iniciar o tratamento”, concluiu.
Triagem continua em Araçatiba
As pessoas que se encontram na fila de espera da Central de Regulação para procedimentos oftalmológicos estão sendo agendadas progressivamente, de acordo com os princípios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza os casos mais graves ou urgentes. A triagem segue até 07/11 e, ao final do processo de avaliação dos pacientes, poderão ser realizadas até 1.699 cirurgias de catarata e outras 1.513 de pterígio.
No momento do atendimento, é preciso apresentar os seguintes documentos: identidade; cartão do SUS; solicitação ou pedido médico; comprovante de residência; além do agendamento da Central de Regulação. É essencial que a população mantenha os contatos do cadastro atualizados para receber informações do agendamento. Caso necessite fazer a atualização, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.
Entre 29/10 e 07/11, as pessoas com demandas para atendimentos ou procedimentos oftalmológicos que ainda não estão sendo acompanhadas na rede municipal podem procurar a tenda localizada em Araçatiba para serem avaliadas e, caso necessário, serão inseridas no sistema da Central de Regulação para assistência oftalmológica. O “fila zero” também atenderá a essas novas demandas identificadas.
Reforço nos ônibus Tarifa Zero
A Empresa Pública de Transportes (EPT) também ampliou as viagens da linha E11 – Centro x Araçatiba, que atende os moradores que vão participar do Programa “Fila Zero” de Oftalmologia. Dessa forma, entre os dias 29/10 e 07/11, serão disponibilizados ônibus extras, diminuindo o intervalo entre as viagens e atendendo ao crescimento da demanda pelo transporte Tarifa Zero na região.