O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, bateu o martelo: vai fazer um strike na Câmara de Vereadores da cidade, nomeando grande parte dos eleitos para o secretariado. Com isso, o Legislativo municipal vai mudar de feição logo no início dos trabalhos. Uma das mudanças mais nítidas será o aumento da bancada feminina, um objetivo do novo prefeito. O anúncio do secretariado será feito por Quaquá em uma entrevista coletiva na manhã da próxima segunda-feira, dia 11.
Só do PT, que elegeu sete dos 21 vereadores de Maricá, cinco serão nomeados para o primeiro escalão: André Casquinha vai para Transportes e Postura; Helter Ferreira será secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Filipe Bittencourt, de Esportes; Jorge Castor cuidará de Relações Internacionais; e Robgol, de Bem Estar Animal. Com isso, assumem os mandatos os suplentes Igor Corrêa, Andrea Cunha, Kelly Bernardos e Chris Correa.
Além das duas mulheres eleitas, Rita Rocha do PT e Adriana do PDT, subirão mais três para a Câmara. “Na legislatura passada, nenhuma mulher se elegeu, e apenas Andrea Cunha assumiu como suplente”, lembra Quaquá. As mulheres agora vão ser maioria na bancada petista, com quatro das sete cadeiras.
O PDT deve emplacar o vereador eleito Danilo Santos na Defesa Civil, abrindo a vaga para o suplente Julio Carolino. No PSD, Quaquá vai escalar Bambam para ser secretário de Habitação, Marcinho da Construção para a pasta de Trânsito e Rony Peterson para Eventos. O prefeito eleito já convidou o primeiro suplente, Xandi de Bambuí, para a Secretaria de Pesca. As três vagas, portanto, serão ocupadas pelos suplentes Fabricinho, Robson Dutra e Felipe Auni.
A coletiva de Quaquá será no Centro de Artes e Esportes (CÉU), na rodovia Amaral Peixoto, em Itapeba, próximo ao centro da cidade.
Prefeito eleito Washington Quaquá revoluciona Maricá com nomeações e aumento da bancada feminina na câmara
Quaquá confirma grandes mudanças no Legislativo e no secretariado, incluindo a ascensão de suplentes e a valorização da representação feminina.