O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta terça-feira (5/11) – Dia Nacional da Cultura e da Ciência – compromisso inarredável de investimento em educação, ciência e tecnologia, como estratégica de desenvolvimento econômico e social.
“Esse país tem de investir mais em pesquisa. Eu quero cientista para produzir conhecimento para todos os 210 milhões de brasileiros, para o mundo inteiro. Por isso, eu quero dizer para vocês: enquanto eu for presidente da República, a educação será tratada com respeito, com dignidade e com muito amor, porque a educação é a base da garantia da nossa soberania”, ressaltou Lula, durante a cerimônia de abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Antes, o presidente visitou estandes de experimentos tecnológicos e conversou com estudantes e expositores no hall do Pavilhão da SNCT. “A oportunidade torna as pessoas iguais e prova que ninguém é mais inteligente do que ninguém. Ela prova que, se todos tiverem a mesma oportunidade, tiverem acesso aos mesmos livros e aos mesmos professores, elas vão se desenvolver por si só, independentemente da origem social. O que elas precisam é ter aquele braço que o Estado tem de ter para ajudar aqueles menos favorecidos”, ressaltou.
Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, o principal evento de divulgação científica do Brasil se estenderá até o próximo domingo (10/11), com a expectativa de receber milhares de visitantes na programação, que conta com atividades gratuitas e abertas ao público.
A temática deste ano alerta para a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho – e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Palestras, seminário, vistas guiadas, oficinas, hackathons de combate à desinformação, lançamento de publicações, catálogo, e do edital do Prêmio Mulheres e Ciência (CNPq), exibição de documentário, entrega de medalhas para crianças vencedoras de olimpíadas do conhecimento, e muito mais poderá ser conferido durante o evento.
Ainda em seu discurso, Lula lembrou de seus esforços em mandatos anteriores à frente da presidência da República para promover olimpíadas de conhecimentos nas escolas públicas. “O resultado foi extraordinário, porque, dentre outras coisas, a gente motiva as meninas e os meninos a quererem ir para a escola, a quererem estudar e participar”, avaliou.
Fonte: Gov.Br