Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e estimular a formação de público, São Gonçalo recebeu, nesta sexta-feira (8), duas sessões do Cinema Presente na Praça. O evento, que seria na Praça Leonor Corrêa, na Trindade, foi transferido para na Escola Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, por conta da previsão de chuva.
O projeto traz exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais a céu aberto para diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Neste sábado (9), o bairro da Trindade recebe mais duas sessões e, no domingo (10), é a vez do bairro Colubandê.
Com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, o projeto já é um sucesso em edições anteriores e, nesta nova fase, traz ainda mais inovação. As sessões são projetadas em painéis de LED, tecnologia que reduz em até 75% o consumo de energia, alinhando cultura, sustentabilidade e educação.
“O cinema aqui na escola foi muito legal e divertido, ótimo para entreter as crianças e ainda teve pipoca. Vou chamar a minha família para vir amanhã nas próximas sessões, foi bom demais”, disse o aluno Pedro Lucas Baptista, de 11 anos.
Além das exibições, o Cinema Presente na Praça promove atividades socioeducativas e estimula o consumo consciente de energia, por meio de vídeo institucional e atividades complementares, proporcionando uma experiência rica e transformadora para o público.
O projeto é inclusivo, com acessibilidade para pessoas com deficiência, e aberto a escolas da rede pública, associação de moradores e toda a comunidade local.
Serviço:
Data: 9 de novembro
Local: Praça Leonor Correia, Trindade:
13h – Oficina Audiovisual
16h30 – Uma História de Amor e Fúria
18h30 – Nosso Sonho
*Em caso de chuva, o evento será transferido para a Escola Municipal Visconde de Sepetiba (Rua Vicente de Lima Cleto, 430 – Nova Cidade)
Data: 10 de novembro
Local: Praça Gov. Leonel Brizola, Colubandê
13h – Oficina Audiovisual
16h30 – Cidade de Deus – 10 Anos Depois
18h30 – Nosso Sonho