Equipes da missão conjunta da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (Dsei Guatoc) e da Força Nacional do SUS (FN-SUS) realizaram atendimentos a habitantes das aldeias Aminã e Nova Vista, localizadas na região do Baixo Tapajós, no Pará – local que ainda sofre com os efeitos das queimadas e da seca extrema.
Cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos do Ministério da Saúde, prestaram orientações a respeito da Vigilância Alimentar Nutricional (VAN) e do Cadastro de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs), e realizaram consultas médicas, atendimentos pré-natal e de puericultura, exames preventivos da mulher (PCCU) e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Aminã, também foram efetuadas visitas domiciliares e coleta de dados antropométricos (peso e altura) para cadastro em programas sociais do Governo Federal.
Após concluir os atendimentos em Aminã e Nova Vista, a missão do Ministério da Saúde se deslocará para outras comunidades da área, ampliando o alcance da operação.
Fonte: Gov.Br