Com o objetivo de fortalecer a assistência social no município e atender à crescente demanda da população, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), inaugurou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Aldeia da Prata. A nova unidade foi projetada para atuar como uma base de proteção social básica, oferecendo serviços essenciais para famílias, crianças, adolescentes, idosos, adultos e mulheres.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli destacou a relevância do novo equipamento para atender às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social e promover a inclusão e o fortalecimento de vínculos comunitários.
“Essa unidade do CRAS é mais um passo importante na construção de uma cidade que cuida das pessoas. Nosso objetivo é garantir que cada família de Itaboraí tenha acesso ao acolhimento, à proteção e aos serviços que fazem a diferença no dia a dia. Vamos seguir investindo em ações que transformem vidas e tragam dignidade para quem mais precisa”, reforçou Marcelo Delaroli.
O CRAS Aldeia da Prata foi criado para atender 13 bairros da região, descongestionando o fluxo do CRAS Apolo e garantindo maior agilidade e eficiência no atendimento. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por coordenador, assistentes sociais, psicólogo, pedagogo, recepcionista, educadores sociais, auxiliares administrativos e auxiliar de serviços gerais.
Entre os serviços realizados pelo CRAS Aldeia da Prata, destacam-se a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com acompanhamento familiar para prevenção de ruptura de laços, promoção de direitos e melhoria da qualidade de vida; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com atividades que visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovendo inclusão social; Inscrição no Cadastro Único, porta de entrada para programas de transferência de renda e políticas públicas, realizada por meio de atendimento técnico e escuta qualificada.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, abordou a importância da unidade para o fortalecimento da rede de assistência social no município.
“Com a inauguração do CRAS Aldeia da Prata, conseguimos descentralizar os serviços da assistência social e ampliar o nosso alcance. Isso representa um avanço significativo na proteção e cuidado com as famílias, garantindo que cada cidadão tenha acesso ao apoio necessário perto de sua casa”, expressou a secretária.
O equipamento já está em funcionamento, pronto para atender a população e promover o bem-estar social, fortalecendo os vínculos comunitários e garantindo o acesso a direitos e oportunidades para todos.