A partir da segunda-feira (09/12), das 9h às 16h, uma nova chance de vacinar cães e gatos saudáveis a partir de três meses contra a raiva, com a abertura do polo de vacinação na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) União de Maricá, no loteamento Parque da Cidade, no Centro, que funcionará até o dia 13/12. Na semana seguinte, entre os dias 16 e 20/12, das 9h às 16h, a vacinação antirrábica dos pets será oferecida na base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Barroco, em Itaipuaçu.
A iniciativa é uma forma de possibilitar a imunização dos animais de tutores que não puderam comparecer na etapa regular da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada nos dias 23 e 30/11, com 22.982 cães e gatos vacinados nos quatro distritos do município. Dessa forma, os pets são protegidos da raiva, uma doença grave, letal e que pode ser transmitida aos humanos, que tem na vacina a única forma de prevenção.
É importante lembrar que os pets não podem apresentar estado gestacional, os cães precisam estar com focinheira e é indicado que eles utilizem coleira e guia. Os gatos precisam ser levados em caixas de transporte. Além disso, somente pessoas com mais de 18 anos poderão levar os animais para receberem a dose anual da vacina contra a raiva, e nenhum servidor público poderá conter cães ou gatos.
Ronald Marques, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental de Maricá, destacou a importância dos tutores aproveitarem a oportunidade de vacinar os animais contra a raiva.
“A primeira etapa da campanha foi um sucesso, mas identificamos que alguns tutores não puderam levar seus pets para vacinar. Por isso, oferecemos uma nova chance de imunização de cães e gatos contra a raiva no Centro e em Itaipuaçu, duas regiões de grande circulação de pessoas. Convocamos a população a participar e se unir a essa corrente pela saúde dos animais, e principalmente pela saúde da população maricaense”, afirmou.
Locais de vacinação antirrábica animal
09 a 13/12, das 9h às 16h
– Quadra da G.R.E.S União de Maricá: Rodovia Amaral Peixoto, s/n, Parque da Cidade, Centro (ao lado do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil).
16 a 20/12, das 9h às 16h
– Base descentralizada do SAMU de Itaipuaçu: Avenida Carlos Marighella, s/n, Barroco, Itaipuaçu (próximo ao DPO).