O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, nesta quarta-feira (18/12), a nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro. Com essa atualização, Maricá ascendeu da categoria ‘C’ para a ‘B’ e se coloca na segunda prateleira dos principais destinos turísticos do país. De acordo com a Prefeitura de Maricá, a mudança é fruto do trabalho desenvolvido a partir do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável Maricá 2030, operado pela Prefeitura desde 2017.
Desenvolvido pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a Secretaria de Turismo e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), o Plano Maricá 2030 executa diversas ações no trade turístico, sendo a criação de roteiros, o fomento ao artesanato local, a capacitação da mão de obra do setor e a estruturação e consolidação de Calendário de Eventos as principais medidas adotadas para o crescimento na categorização do Mapa do Turismo Brasileiro.
“Esse é um momento muito importante para nós. Estamos fazendo um trabalho de fortalecimento do nosso setor turístico, apoiando e divulgando os nossos eventos e expondo os atrativos da nossa cidade. Desde o início, o diálogo com o setor produtivo é algo que a gente mantém. Acreditamos no turismo para dinamizar a economia local, pois é considerada ‘indústria limpa e sem chaminés’. Vamos seguir avançando e atraindo turistas e visitantes para Maricá!”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
O Plano Maricá 2030 cria bases para o turismo sustentável em Maricá. Ao longo dos próximos anos, estratégias e ações que impulsionem o crescimento responsável do setor turístico serão desenvolvidas, garantindo benefícios econômicos, sociais e ambientais para os locais e turistas, de acordo com a administração pública.
“O Mapa do Turismo é um instrumento que faz o posicionamento dos destinos para o mercado, agentes e operadores. São várias métricas analisadas pelos técnicos do MTur. Maricá foi analisada, passou no teste e hoje a classificação sobe para ‘B’. Uma cidade, antes de ser boa para o turista, tem que ser boa para quem mora nela e estamos trabalhando para isso. Esse reconhecimento do MTur mostra para todos que nosso município tem um norte, um trabalho integrado com todos os setores e tem, no turismo, um olhar estratégico de desenvolvimento de curto prazo”, ressaltou o secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida.
Mapa do Turismo Brasileiro
A categorização dos municípios foi criada pelo Ministério do Turismo e avalia o desempenho econômico do setor. Segundo o órgão, é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo, permitindo assim decisões mais acertadas, além da implementação de políticas que respeitem as particularidades de cada município.
A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com os estados, que podem definir exigências complementares. O município precisa dispor, ainda, de uma secretaria/departamento para o Turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, dentre outros compromissos.