Em comemoração ao Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos, celebrado neste 11 de janeiro, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Prefeitura de Maricá reafirmam seu compromisso com a agricultura sustentável e a produção de alimentos saudáveis. A cidade, que já se destaca por suas iniciativas na área da agroecologia, tem investido cada vez mais em práticas que promovam a saúde da população e preservem o meio ambiente.
Um dos exemplos de destaque é o compromisso da Codemar com a sustentabilidade, já que adota práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e a saúde humana. “Maricá tem sido pioneira na região em adotar práticas agrícolas que respeitam a natureza e garantem alimentos livres de agrotóxicos. Através dos projetos Inova Agroecologia e do Farmacopéia Marika, realizamos a produção de alimentos saudáveis e nutritivos, sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos”, explica o coordenador dos projetos e engenheiro agrônomo, João Araújo.
Certificação orgânica
Há onze meses, a Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no Caju, recebeu certificação orgânica, o que indica que os alimentos produzidos no local estão de acordo com os regulamentos da agricultura orgânica. O Espaço com 200 hectares é local de estudos em saúde a partir de plantas medicinais e é a primeira fazenda de Maricá a conseguir esse selo. O local pertence à Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), que desenvolve projetos na área em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).