Maricá está dando um passo importante na luta contra a violência doméstica, e quem está à frente disso é a primeira-dama Gabriela Lopes! Ela se reuniu com o delegado Cláudio Vieira e a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos, para anunciar uma super novidade: a criação da Sala Lilás na 82ª DP. O objetivo é garantir um atendimento humanizado, seguro e acolhedor para mulheres vítimas de agressão e violência.
A Sala Lilás vai ser um espaço onde as vítimas de violência, seja doméstica, sexual ou de gênero, terão suporte psicológico e o acompanhamento de assistentes sociais enquanto registram as ocorrências. A ideia é reduzir o sofrimento das mulheres e garantir que elas se sintam protegidas e apoiadas durante o processo, além de estimular que mais vítimas denunciem seus agressores e busquem a ajuda que tanto precisam.
“Não podemos mais ignorar o aumento assustador da violência contra a mulher. A situação está ficando cada vez mais grave, e é por isso que estou me colocando à disposição para ser uma parceira nessa luta. Com o apoio da Ingrid, do delegado e de toda a sociedade, vamos mudar essa realidade”, afirmou Gabriela, emocionada, durante o encontro.
O delegado Cláudio Vieira também se mostrou muito empolgado com a novidade e anunciou que duas mulheres estarão à frente do atendimento na Sala Lilás. “É um avanço muito grande. Essa luta não é minha só, é de todos nós. Eu tenho uma filha, e quero que ela cresça em um mundo onde esse tipo de violência não tenha mais espaço. Esse é o meu desejo para todas as mulheres”, disse o delegado.
A medida chega como um alívio para muitas mulheres que, infelizmente, ainda enfrentam a violência todos os dias. Gabriela Lopes e sua equipe estão mostrando que Maricá está com tudo na luta contra esse mal, garantindo um ambiente de acolhimento, segurança e apoio para todas as vítimas que precisarem de ajuda.
Agora, com a Sala Lilás, a Prefeitura de Maricá reforça ainda mais seu compromisso com a proteção das mulheres, mostrando que quem sofre violência tem um lugar seguro para se reerguer e denunciar os agressores sem medo.