Mudas de repolho roxo, alface, salsa, cebolinha, alho-poró, berinjela e outras olerícolas e hortaliças foram distribuídas para agricultores moradores do Manu Manuela, nesta quinta-feira (09/11), na sede da Associação dos Moradores Amigos Manu Manuela (AMA).
As mudas produzidas sob sistema orgânico e sem nenhum aditivo químico são dos projetos Inova Agroecologia Maricá e do Farmarcopeia Mari’ká, desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A distribuição foi em parceria com a AMA.
Foram cerca de 3.200 mudas levadas pelos projetos ao Manu Manuela. A superintendente da Codemar Fernanda Garcia explicou que essa distribuição é uma forma dos projetos Inova e Farmacopeia poderem contribuir para a agricultura familiar do município de Maricá.
“Estamos promovendo uma ação de distribuição de mudas e assistência técnica, auxiliando também na instrução de como plantar e o acompanhamento depois do plantio. O objetivo é fomentar a agricultura familiar de Maricá, com a diversificação da produção dos agricultores, de forma que os moradores do bairro aqui do Manu Manuela possam ter acesso a uma alimentação mais saudável”, assegurou Fernanda.
Nesse primeiro dia, as mudas foram entregues para os participantes do Horta em Casa, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), e permissionários da Horta Manu Manuela. Mas a ideia é distribuir para todos os moradores interessados do bairro.
Cultivo em casa
Segundo a presidente da AMA, Thayná Vila Real, é muito importante para a associação e para as pessoas essa parceria com os projetos para o cultivo em casa.
“É significativo que as pessoas possam ter acesso à comida orgânica e se alimentar bem. Isso acaba gerando bem-estar social para as famílias e até uma oportunidade de geração de renda. Nosso encontro foi um sucesso e estamos muito felizes”, disse Thayná.
Há um ano participando do Horta em Casa, a aposentada Maria Amélia Sanarelli levou para casa mudas de alface, berinjela, alho-poró, salsinha, cebolinha e maxixe.
“Viemos buscar as mudas, que são de excelente qualidade, mas também aprendemos bastante, tivemos orientações sobre o plantio. Vou aproveitar essa chuva de hoje para plantar tudo e elas poderem reproduzirem bastante”, contou Maria Amélia.
Capacitações
Durante o ano de 2024, o Inova Agroecologia Maricá realizou capacitações na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. Segundo a Engenheira Agrônoma do projeto Lívea Bilheiro, essa é a primeira ação de uma nova etapa do projeto, com capacitações e assistência técnica mais localizadas.
“Estamos iniciando, em 2025, a primeira ação de assistência técnica, em parceria com a AMA. E nesse encontro já combinamos alguns cursos e oficinas que, em breve, serão realizadas no Manu Manuela”, adiantou Lívea.