Intensifica as orientações de cuidado e prevenção à coqueluche, e reforça a importância da vacinação, com o objetivo de evitar o aumento de casos na cidade. As vacinas estão disponíveis para crianças, gestantes, profissionais e trabalhadores da saúde do município.
As vacinas indicadas para a prevenção da coqueluche são a Pentavalente e DTP, disponíveis para crianças; e a dTpa, destinada a gestantes, puérperas e, em caráter excepcional, aos trabalhadores da saúde que atuam em serviços públicos e privados, incluindo áreas de ginecologia, obstetrícia, casas de parto, CTIs, unidades de cuidados Intensivos neonatais, berçários, pediatria, doulas e creches que atendem crianças de até 4 anos.
A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio de Itaboraí, Katiuscia Lessa, destacou a importância da vacinação contra a doença.
“A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia para evitar a disseminação da doença e proteger os grupos mais vulneráveis. A vacinação é gratuita e está disponível nas unidades de saúde mencionadas”, disse Katiuscia.
A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Bordetella pertussis. Altamente contagiosa, a transmissão ocorre por gotículas de secreção eliminadas durante a fala, tosse ou espirro.
A doença afeta o aparelho respiratório, incluindo a traqueia e os brônquios, e se manifesta por crises de tosse seca, conhecidas como paroxismos. Apesar de grave, a coqueluche é uma doença imunoprevenível, e as vacinas estão disponíveis no Calendário Nacional de Imunização.
Vale destacar que a vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É importante informar que algumas unidades funcionam com dias e horários diferenciados para realização dessa imunização. Confira abaixo:
-Jardim Planalto: toda quarta-feira
-Helianópolis: toda quarta-feira
-São Joaquim: quartas-feiras quinzenais (15/15 dias)
-Engenho Velho: quintas-feiras quinzenais (15/15 dias)
-Picos: uma sexta-feira por mês
-Sambaetiba: uma quinta-feira por mês