De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), as temperaturas entre os dias 12 e 13 de fevereiro devem alcançar 39°C, acompanhadas de uma umidade relativa do ar de até 88%. A combinação desses fatores gera um calor intenso, com a sensação térmica subindo a níveis alarmantes. Esse calor extremo deve continuar até o dia 21 de fevereiro.
A Defesa Civil de Niterói informou que, nesta terça-feira (11), a umidade do ar estava em 42% e pode cair para 35% à tarde, o que agrava os efeitos do calor, aumentando os riscos de desidratação e problemas respiratórios.
Para reduzir os impactos da onda de calor, a Defesa Civil orienta a população a evitar exercícios físicos ao ar livre até as 17 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas, e buscar abrigo em locais sombreados. A ingestão constante de água também é fundamental para prevenir a desidratação.
Vale lembrar que até quarta-feira, a cidade estará sob a influência de um sistema de alta pressão, com céu claro à parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos devem ser fracos a moderados, com temperaturas variando entre 23°C e 39°C, e a umidade relativa do ar em torno de 30%.
O órgão continua monitorando a situação e recomenda que, em caso de emergência, a população ligue para 199 ou 2620-0199.