O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu, nesta terça-feira (08), em Brasília, com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), Gleisi Hoffmann, com o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, e com o prefeito Fernando Gray, presidente do Mercocidades, organização que reúne prefeituras dos países do Mercosul e associados.
O encontro reforçou o diálogo e a cooperação do governo federal com o pacto federativo e com as cidades. Rodrigo Neves destacou três pontos importantes da reunião: o compromisso da ministra Gleisi com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Cidades, que vai destinar cerca de R$ 700 milhões para Niterói viabilizar a implantação do VLT e a compra de ônibus elétricos; o apoio ao projeto do Rio e Niterói sediarem o Pan de 2031; e o apoio à realização da 30ª Cúpula do Mercocidades, que será realizada em dezembro, em Niterói, quando o prefeito de Niterói assumirá a presidência da instituição.
“Niterói graças às suas políticas públicas tem se tornado uma referência positiva no Estado do Rio, no Brasil e na América do Sul. É tempo de avançar, trazendo novos investimentos para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todas as regiões e de todos os niteroienses. A audiência com a ministra e o prefeito argentino vai trazer bons resultados para as cidades brasileiras e, em especial, para Niterói”, declarou Rodrigo Neves.
A cúpula do Mercocidades vai reunir, em dezembro, dirigentes de mais de 380 cidades do continente. Durante o encontro, serão discutidas, entre outras coisas, as políticas locais que contribuem para o desenvolvimento sustentável e de que forma elas podem ser replicadas em outras cidades e países.