A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) deu mais um passo importante para o fortalecimento da indústria local ao assinar, nesta quarta-feira (09/04), um protocolo de intenções com a empresa Desaer (Desenvolvimento Aeronáutico). O acordo marca o início das tratativas para a instalação de uma fábrica de aeronaves no município, consolidando Maricá como um novo polo de inovação e tecnologia no setor aeroespacial brasileiro.
O projeto em parceria com a Codemar visa o desenvolvimento de uma aeronave inovadora, incorporando soluções tecnológicas avançadas que permitirão reduzir custos no setor e minimizar a pegada de carbono. A Desaer é uma empresa nacional voltada ao desenvolvimento de aeronaves com foco em inovação, eficiência operacional e sustentabilidade.
A Codemar está utilizando a sua possibilidade de oportunidade de negócios permitidos pela lei para fazer um investimento estratégico para a cidade, segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.
“A ideia sempre foi trazer atividades de alta tecnologia e de cadeia produtivas complexas, porque dessa maneira a gente consegue gerar mais empregos na cidade, além de melhores salários. A cadeia aeronáutica, sem dúvida nenhuma, é uma delas. Esse protocolo de intenções para trazer uma indústria aeronáutica com a Desaer aqui para a Codemar é um passo histórico, um momento histórico, e a gente tem certeza que será um sucesso”, comemorou Lacerda.
O presidente da Codemar ainda disse que Maricá contará com uma indústria aeronáutica que vai fazer uma economia moderna, que está atendendo às necessidades do mercado, possibilitando a criação de cursos de capacitação. “O nosso prefeito Washington Quaquá, é um grande defensor e vem há muito tempo dizendo sobre essa grande possibilidade de se instalar uma indústria aeronáutica na cidade. Estamos cumprindo essa meta estabelecida e tenho certeza que esse sonho vai se tornar uma realidade”, afirmou Hamilton Lacerda.
Chegada com estratégia
A empresa já possui estudos em andamento e parcerias estratégicas em fase de consolidação para viabilizar as próximas etapas do projeto.
O engenheiro aeronáutico e CEO da Desaer, Evandro Fileno, agradeceu a confiança da Codemar e de todo o time envolvido que trabalhou no processo pela assinatura do protocolo que marca o início de uma cooperação que poderá colocar Maricá no mapa da inovação tecnológica brasileira.
“Agradeço pela primeira etapa concluída. A nossa expectativa é já estarmos aqui nos próximos meses com uma equipe de engenharia. A ideia inicial é trazer alguns engenheiros meus que vão ser os cabeças, e contratar mão de obra técnica e engenheiros da cidade. A gente vai ter um trabalho dentro da empresa que é o apadrinhamento. Cada um que vem, apadrinha quatro ou cinco daqui e dá o treinamento. As pessoas vão estar capacitadas a trabalhar já no ramo”, explicou.
O projeto prevê estudos de viabilidade, prototipagem e validação de tecnologias, com foco em áreas como aerodinâmica, materiais avançados, sistemas de propulsão e soluções digitais sustentáveis . Além de criar uma aeronave mais eficiente e competitiva, a iniciativa busca garantir a proteção da tecnologia desenvolvida e atender à crescente demanda por transporte aéreo mais seguro e sustentável.