Entre os dias 23 e 30 de abril, Niterói se transforma na capital do cinema europeu no Rio de Janeiro. O Reserva Cultural, em São Domingos, será palco da primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, evento que promete movimentar a cena cultural da cidade. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói.
A cerimônia de abertura acontece no dia 23 de abril e contará com a presença do prefeito Rodrigo Neves e do presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento. A noite de gala reunirá ainda diretores, atores, atrizes, autoridades e personalidades do meio cultural.
“Niterói tem se consolidado como uma das principais referências culturais do Brasil. Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça essa vocação da nossa cidade, que une arte, arquitetura, turismo e inovação. É um orgulho ver Niterói no roteiro internacional do cinema e promover esse intercâmbio cultural com grandes produções europeias”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Durante oito dias de programação, o público poderá conferir 14 filmes inéditos e premiados, vindos de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia — uma amostra rica e diversa da produção contemporânea do cinema europeu. Além das exibições, o festival contará com sessões especiais e debates na quinta-feira (24), com a presença de convidados internacionais.
Destaques da programação
Entre os filmes confirmados estão Dreams, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025, e Entre Nós, o Amor, produção francesa dirigida por Morgan Simon. Outro destaque da França é Brincando com Fogo, das irmãs Delphine e Muriel Coulin, estrelado por Vincent Lindon, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024.
A Alemanha será representada por A Luz, novo longa do diretor Tom Tykwer. Já o cinema grego chega com Síndrome da Apatia, de Alexandros Avranas, premiado no Festival de Veneza 2024.
Entre os italianos, destacam-se Ópera – Canção para um Eclipse (The Opera!), releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice, com figurinos assinados por Dolce & Gabbana e participação de Rossy de Palma e Vincent Cassel; e Em Qualquer Lugar, a Qualquer Hora, de Milad Tangshir, drama social que homenageia o clássico Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica.
A programação inclui ainda Emanuelle e Monsieur Aznavour, cinebiografia do lendário cantor francês, além de produções de Islândia, Noruega, Suíça e Ucrânia.
Para André Bento, presidente da Neltur, a realização do festival reforça o posicionamento de Niterói como um importante polo cultural e turístico do Estado do Rio.
“Eventos como este fortalecem o turismo, movimentam a economia criativa e divulgam os atrativos culturais e naturais da cidade, que tem mais de 50% do seu território composto por áreas verdes preservadas”, explica André Bento.
Ele lembra ainda que a Prefeitura de Niterói está desenvolvendo o projeto de um novo equipamento cultural: o primeiro museu do país dedicado à história do cinema brasileiro, que funcionará ao lado do Reserva Cultural, no prédio projetado por Oscar Niemeyer em formato de rolo de filme. O museu terá uma linha do tempo com os principais marcos da trajetória do cinema nacional, exibições de curtas-metragens, documentários e objetos históricos.
Jean Thomas Bernardini, fundador da Imovision, celebra a realização do festival em Niterói.
“Este festival concretiza um sonho antigo: levar o melhor do cinema europeu para além dos grandes centros, oferecendo ao público uma programação de qualidade, com uma curadoria forte e acessível. É um movimento de celebração e democratização do cinema de arte no Brasil”, afirma.
O pôster oficial do Festival de Cinema Europeu Imovision homenageia a cidade anfitriã ao destacar a silhueta do Reserva Cultural, ícone do Caminho Niemeyer, símbolo da união entre turismo, cultura, arte e arquitetura em Niterói.